A CBOE Global Markets, dona da Chicago Board Options Exchange (CBOE) e uma das maiores holdings de câmbio do mundo, quer lançar futuros de Ethereum (ETH), informou a agência de notícias Business Insider, em 30 de agosto.
Fontes familiarizadas com a situação disseram que a CBOE Global Markets está planejando lançar os futuros de ETH até o final de 2018. A CBOE baseará seus futuros de ETH no mercado subjacente da Gemini. A operadora também baseou seus futuros de Bitcoin (BTC) na exchange de criptomoedas baseada em Nova York administrada pelos gêmeos Winklevoss.
Segundo o artigo publicado pela agência de notícias Cointelegraph, a CBOE lançou o mercado futuros de BTC em dezembro do ano passado. Os futuros representam um acordo para comprar e vender um ativo em uma data futura específica a um preço específico, e permitem que os investidores especulem sobre o preço do BTC sem realmente ter que possuir o ativo. Futuros de BTC não são apenas para ativos físicos, eles podem ser negociados em ativos financeiros também.
Uma pessoa familiarizada com o assunto disse que a bolsa de futuros e opções está aguardando a Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC, na sigla em inglês) dos EUA disponibilizar uma autorização oficial para que o seu lançamento aconteça.
Outro importante regulador financeiro dos EUA, a Comissão de Valores Mobiliários (SEC, na sigla em inglês) dos EUA, disse em junho que o Ethereum não era um ativo mobiliário. O presidente da CBOE Global Markets Chris Concannon disse:
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“Este anúncio limpa um importante obstáculo para os futuros de Ether, algo que consideramos desde que lançamos os primeiros futuros de Bitcoin em dezembro de 2017.”
No mês passado, a Chicago Mercantile Exchange (CME) divulgou um relatório sobre o volume médio diário de futuros de BTC, dizendo que aumentou 93% no segundo trimestre em relação ao primeiro trimestre de 2018. A CME também afirmou que a taxa de juros em aberto ou o número de contratos abertos em futuros de BTC ultrapassou 2.400, o que representou um aumento de 58% no primeiro trimestre.
A CME lançou a negociação de futuros de BTC em 17 de dezembro, após o lançamento dos futuros de BTC pela CBOE. Mais tarde, em julho, o CEO da CME Terry Duffy disse que a empresa não apresentará futuros de criptomoedas além do Bitcoin (BTC) em um futuro próximo, citando sua volatilidade como a principal razão.