A agência de notícias americana The Associated Press (AP) incorporará tecnologia blockchain à sua contagem de votos tradicional na eleição presidencial entre Donald Trump e Joe Biden.
Para isso, a cooperativa de informação estabeleceu uma aliança com a Everipedia que vai ceder sua infraestrutura oracle.
Registro de dados em blockchain
De acordo com um comunicado, a AP posicionou nos 50 estados do país equipes especializadas para colher informações dos eleitores.
Assim, os dados serão corroborados pela agência e incorporados à blockchain por meio do serviço Everipedia OraQle. Essa solução é fornecida pela Chainlink, a rede descentralizada de oráculos.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“O nó Chainlink da Everipedia fornecerá contratos inteligentes com acesso a dados eleitorais (que serão) apoiados por prova criptográfica. Isso pode ser usado para verificar se nossos dados de nó vêm diretamente da API original da Associated Press, à qual a Everipedia tem acesso exclusivo e autenticado” , explicou a empresa.
A AP vai assinar os dados criptograficamente e, em seguida, publicar sua chave através dos canais oficiais da Everipedia.
Difusão dos dados em várias blockchains
A agência ainda destacou que a integração permitirá a difusão dos dados eleitorais simultaneamente em várias blockchains.
A AP não só coletará e divulgará informações certificadas sobre a eleição presidencial, mas também o fará no restante das eleições a serem realizadas na terça-feira, 3 de novembro.
Portanto, isso inclui a votação para 7.000 cargos públicos, como senadores e a Câmara dos Representantes. Certos estados também realizarão eleições legislativas.
Primeira validação em blockchain
A agência conta as eleições presidenciais desde 1848 e, pela primeira vez, validará as informações em uma blockchain.
A AP vai alavancar a tecnologia da Chainlink e publicar na Everipedia, uma enciclopédia online que recompensa seus colaboradores com o token IQ.
Já os oráculos de blockchain são serviços que utilizam informações externas à blockchain fornecidas por terceiros, que alimentam a rede. Ou seja, eles funcionam como uma ponte entre blockchains e o mundo exterior.
Na ausência de oráculos, blockchains e contratos inteligentes seriam limitados a trabalhar apenas com informações on-chain ou dentro da cadeia.
Outras ações da AP
A Associated Press chamou a atenção da mídia em maio do ano passado, depois de incluir os nomes de várias criptomoedas em seu manual de estilo.
A agência oficializou o uso do Bitcoin com letra maiúscula para se referir ao conceito (sistema digital) que representa a criptomoeda e bitcoin com letra minúscula quando se fala da criptomoeda nativa da rede.
Além disso, validou o emprego em suas notícias de Litecoin, Dogecoin e Ethereum.
Leia também: “Sistema financeiro tradicional entrará em colapso em breve”, alerta especialista
Leia também: Moedas digitais de bancos centrais são revolucionárias, afirma empresário
Leia também: Adoção de criptomoedas é maior em países em desenvolvimento, revela pesquisa