A Blockchain Association acaba de lançar seu grupo de trabalho de integridade de mercado (Market Integrity Working Group) que tem o objetivo de apoiar o desenvolvimento de políticas públicas para garantir a “transparência e justiça dos mercados de criptomoedas”.
De acordo com o comunicado à imprensa, divulgado nesta quinta-feira, dia 23 de janeiro, o grupo terá como co-presidentes o chefe de mercados institucionais globais da Ripple, Breanne Madigan, e a diretora sênior do conselho geral associado regulatório da Coinbase, Rachel Nelson.
A iniciativa surge da preocupação com a integridade dos mercados de criptomoedas que, segundo o anúncio, interferem na adoção convencional e institucional dos ativos digitais. Além disso, representam uma preocupação importante para os reguladores.
“Para melhorar a integridade do mercado e proporcionar aos consumidores a confiança que eles merecem, o Congresso pode precisar promulgar legislação para apoiar o funcionamento ordenado e seguro dos mercados de criptografia”, diz trecho do comunicado.
A Blockchain Association informa ainda que essa possível legislação poderia expandir a autoridade da Comissão de Comércio de Futuros de Mercadorias (CFTC, na sigla em inglês) para incluir a regulamentação e supervisão dos mercados de troca de mercadorias digitais.
Mais clareza ao setor
O grupo de trabalho atuará no sentido de entregar mais clareza ao setor de blockchain e criptomoedas. Isso porque os consumidores confiam nas exchanges ao acessar o mercado de moedas virtuais, que funcionam como bolsas de valores tradicionais.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Apesar disso, essas trocas operam nos Estados Unidos sem que haja uma estrutura reguladora consolidada. Isso cria barreiras significativas à entrada de novas trocas e inibe a regulamentação uniforme das trocas digitais de mercadorias, informa o comunicado.
“Os consumidores e as trocas de criptomoedas merecem uma estrutura reguladora clara, cujo estabelecimento acabaria por melhorar a integridade do mercado e impulsionar a adoção de criptomoedas pelos consumidores”, conclui a Blockchain Association.
Leia também: Pequenos comerciantes estão fazendo movimentações com stablecoins para evitar os bancos