Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Blockchain antes do Bitcoin; primeiros sinais da blockchain são descobertos no New York Times de 1995

  • Por Amanda Bastiani
  • - 08/09/2018
  • às 17:30
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Blockchain antes do Bitcoin; primeiros sinais da blockchain são descobertos no New York Times de 1995

O misterioso criador de Bitcoin, Satoshi Nakamoto, também é creditado pelas criação da tecnologia de contabilidade distribuída, conhecida como blockchain, que sustenta o Bitcoin e a maioria das outras criptomoedas no mercado. No entanto, a primeira instância da blockchain foi descoberta nas páginas do New York Times, antecedendo a criação de Nakamoto em 13 anos.

A blockchain é definida como uma lista crescente de registros permanentes, chamados blocos, que contém um hash criptográfico do bloco anterior, dados de transação e um registro de data e hora. A tecnologia foi projetada para ser permanentemente verificável e impossível de alterar, criando um sistema confiável para transações financeiras.

A blockchain é vista por muitos setores como uma maneira de melhorar a segurança e a transparência dos dados, reduzindo ao mesmo tempo os custos operacionais.

Devido às grandes ofertas potenciais da blockchain, a tecnologia está sendo considerada para rastrear transações além dos pagamentos. O gerenciamento da cadeia de suprimento, ou a comunicação dispositivo a dispositivo, pela Internet das Coisas (IoT), são apenas dois exemplos de casos de uso comuns sendo considerados.

O maior benefício da blockchain para as empresas é em torno de sua cadeia cronológica de dados com hash que registra. É esse método de registro de data e hora que os primeiros criptógrafos Stuart Haber e Scott Stornetta inventaram em 1991, relata a Motherboard. No entanto, na época, Haber e Stornetta viam a tecnologia como uma forma de registrar documentos digitais para comprovar a autenticidade.

No mundo físico, o registro de data e hora e a verificação são muito mais fáceis. Existem notários para verificar documentos, e até mesmo algo tão simples quanto selar um envelope pode potencialmente provar que um documento chegou sem qualquer alteração. Para documentos digitais, no entanto, é muito mais difícil verificar se os dados não foram alterados de alguma forma.

Os dois desenvolvedores decidiram resolver a necessidade de verificação de documentos digitais. Eles sabiam que os dados teriam que ser marcados com o tempo para garantir que qualquer alteração em um documento fosse perceptível, e eles entenderam que o mesmo timestamp precisava ser impossível de mudar para garantir a autenticidade.

Juntos, Haber e Stornetta conseguiram usar um algoritmo hash criptográfico para gerar um ID único para cada documento. O ID mudaria toda vez que o documento fosse alterado. A dupla acabou lançando seu próprio serviço de timestamping chamado Surety.

O principal produto da Surety, AbsoluteProof, é o melhor exemplo de blockchain antes do Bitcoin. O AbsoluteProof foi projetado para ser um selo gerado criptograficamente para documentos digitais. O software é usado para gerar um hash criptográfico de um documento digital que é enviado posteriormente para o formulário de garantia para criar um selo de registro de data e hora. O selo atua como o ID único, verificando a autenticidade.

Uma cópia do selo é então enviada para o que o Surety chamou de “banco de dados de registro universal” composto de selos de clientes com hash, criando um registro imutável de todos os selos de clientes da Surety já criados. O design torna impossível para qualquer pessoa fora da Garantia alterar o selo.

A forma como a blockchain do Bitcoin e o AbsoluteProof da Surety diferem é que a blockchain do Bitcoin é descentralizada, adicionando uma camada de confiança à tecnologia inventada pela Haber e pela Stornetta.

Como prova “absoluta” adicional do processo de verificação da Garantia, a empresa publicaria semanalmente novos valores de hash no New York Times em um pequeno anúncio na seção de classificados. É esse álbum publicado no New York Times, que remonta a 1995, que serve como o primeiro exemplo da tecnologia blockchain, e inspiraria o criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto, a criar o Bitcoin na esteira da crise financeira global de 2008.

No informe oficial do Bitcoin, Nakamoto referenciou três artigos separados escritos por Haber e Stornetta em oito artigos citados no texto. É claro que Nakamoto usou o sistema AbsoluteProof da Surety como inspiração para a blockchain do Bitcoin, aperfeiçoando o que Haber e Stornetta originalmente se propuseram a realizar.

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.