Uma das facetas mais conhecidas da revolução tecnológica da Estônia é seu programa de e-residency, um programa que busca resolver um problema relacionado à pequena população estoniana e sua baixa taxa de natalidade, abaixo da média da União Europeia (UE). Ao contrário do crescimento orgânico da população, a Estônia ofereceu um produto de crescimento distribuído, focado em blockchain, para que pessoas em todo o globo possam “gerir facilmente uma empresa global num ambiente de confiança da UE”.
Até o momento, o programa já atraiu muitas pessoas, cerca de 27 mil e-residentes de 143 países e uma das “empresas” que atuam em conjunto com este programa foi a Bitnation, que não é propriamente uma empresa, mas a primeira proposta de nação sem fronteiras e descentralizada do mundo (DBVN). Como diz o próprio portal, a Bitnation, que venceu o prêmio Netexplo Award da UNESCO de 2017, registrou o primeiro casamento na blockchain do mundo e possui dezenas de milhares de cidadãos e embaixadas em todo o mundo, duas delas no Brasil.
Mas, o que uma proposta de nação descentralizada tem a ver com um programa de residência sem fronteiras? Para responder a esta e outras perguntas, a equipe do Criptomoedas Fácil encontrou, aqui na Estônia, com representantes dos dois programas, Bitnation e e-residency, para mostrar como uma tecnologia disruptiva como a blockchain tem o poder de mover fronteiras.
A parceria surgiu quando um dos embaixadores da Bitnation começou a se envolver também com o programa estoniano e identificou que havia muitos pontos em comum entre as plataformas. Com a ajuda da Bitnation, os e-residentes da Estônia podem registrar seus casamentos, certidões de nascimento, contratos de negócios e muito mais, de qualquer lugar do mundo. Além disso, a Bitnation possui um programa (que foi iniciado em 2014 como auxílio a refugiados) que emite cartões de débito VISA com bitcoins pré-carregados a partir de IDs registrados e comprovados na blockchain.
Suzanne Tarkowski Tempelhof, fundadora da Bitnation, afirma que a equipe quer melhorar o serviço do cartório o mais rápido possível e está trabalhando duro para adicionar mais recursos, modelos de contrato e aplicativos personalizados para diferentes tipos de contratos. “Depois disso, podemos começar a procurar outros aplicativos”, acrescentou ela. “Um que vem à mente imediatamente é o seguro p2p”. Assim como o programa de e-residency da Estônia não limita o local de residência de um morador, a Bitnation não impõe restrições sobre onde você mora, nem qual passaporte você possui. Seu lema é que todos têm o direito de desfrutar de serviços de governança competitivos e de alto nível.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Entretanto, o programa também tem suas limitações e o e-residency não torna o seu portador um cidadão europeu, nem o direito de entrada na Estônia ou na União Europeia, tampouco é uma identificação física ou um documento de viagem, mas o governo da Estônia reconhece as limitações do seu programa e está tentando aperfeiçoá-lo.
“Atualmente, os e-residentes que solicitam uma conta bancária da Estônia precisam vir ao país e ter uma reunião ‘cara a cara’ com um funcionário do banco, no entanto, esperamos que nos próximos anos os e-residentes possam solicitar uma conta bancária da mesma forma que aproveitam outros serviços da Estônia: digitalmente.”
Desde sua implementação, o governo da Estônia dobrou o orçamento para o programa de e-residency e planeja aumentar ainda mais os esforços em 2018, com a meta de 10 milhões de residentes digitais, uma vez que um estudo conduzido pela Deloitte revelou que mais de US$17,2 milhões foram gerados em receita desde o início do programa, há três anos.
A Mothership é uma das startups que têm se beneficiado do programa de e-residency e uniu forças com o programa para tornar o país número um em negócios de blockchain. Por meio das funções da Mothership, cada usuário do e-residency terá uma carteira conectada à sua identidade digital que possibilitará acesso exclusivo a diversos serviços, incluindo uma moderna exchange com foco em segurança que permitirá acesso rápido e ininterrupto aos mercados de criptomoedas 24/7, entre outros recursos exclusivos que ainda não foram revelados