Recentemente, a BitMEX realizou uma paralisação repentina para corrigir problemas com seu hardware, embora usuários tenham dito que tudo não passou de um “circuit breaker” da plataforma por conta de um erro em sua ferramenta de liquidez.
O CEO da BitMEX, Arthur Hayes, afirmou em seu Twitter que as coisas seriam esclarecidas. Pouco tempo depois, o CTO da empresa, Samuel Reed, justificou a paralisação com um suposto ataque de hackers realizado contra a plataforma.
Botnet seria responsável pela paralisação
Samuel Reed justificou em seu Twitter a paralisação repentina ocorrida na BitMEX no dia 13 de março:
So here's what we know so far: on Mar 13 at both 02:15 UTC and 12:56 UTC, we came under attack from a botnet that appears to have been probing the system for some time. This botnet was also responsible for an attack on Feb 15.
— Samuel Reed (@STRML_) March 16, 2020
“O que nós sabemos até agora: no dia 13 de março às 23:15h e 21:56h [horário de Brasília], nós sofremos ataque de uma botnet que parece ter tentado invadir o sistema por algum tempo. Essa botnet também foi responsável por um ataque sofrido no dia 15 de fevereiro.”
Reed completa:
“O ataque em fevereiro foi absorvido pelas nossas estratégias de mitigação de ataques, que têm trabalhado bem para muitos tipos de ataque. Sem paralisação da plataforma nesse caso. No dia 13 de março, eles [hackers operando a botnet] fizeram uma mudança de estratégia. A botnet descobriu um ponto que era consistentemente lento. O ponto atingido fez um escaneamento sequencial reverso, em vez de utilizar o índice, pois uma análise não foi feita automaticamente por muito tempo pelos padrões RDS.”
Os usuários da exchange não acreditaram na história, mantendo-se firmes na teoria de que a exchange paralisou as negociações para evitar que o valor do Bitcoin chegasse a zero no livro de ofertas. Um dos seguidores de Reed comentou:
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
IF this is true, provide the IP addresses of the attacks and we'll see if the story adds up
— Rand (@Rand_1337) March 16, 2020
“Se isso é verdade, informe os endereços de IP dos ataques e nós veremos se a história é verídica.”
Outro seguidor também se mostrou pouco feliz, comentando em tom sarcástico:
Your little stunt three days ago cost me 5 btc in total, quite a big deal for me. I just wanted to formally thank you for that! xoxo
— Tesla Nguyen (@tehcrs) March 16, 2020
“Sua pequena manobra há três dias me custou 5 Bitcoins, bastante coisa pra mim. Eu gostaria de formalmente agradecer vocês por isso!”
BitMEX tenta reparar os danos
A BitMEX também anunciou por meio de sua conta oficial no Twitter o mesmo dito por Reed, mas com um link para o seu blog. Na publicação, a exchange detalha o suposto ataque sofrido:
“Na última sexta-feira, durante um pico momentâneo causado pela volatilidade do mercado, a botnet sobrecarregou a plataforma por meio de um envio especialmente criado para a funcionalidade Trollbox, fazendo com que o otimizador da nossa base de dados executasse um plano extremamente ineficiente. Nossa equipe de segurança viu o uso de CPU da base de dados chegar a 100%, com 99,6% da capacidade em estado de espera. Neste momento, nós demos o diagnóstico de falha de disco, acreditado ser uma falha no hardware com nosso provedor de nuvem.”
Por fim, a exchange reconheceu que o problema gerou perdas a 156 usuários, tendo então afirmado:
“Como parte do nosso post mortem interno, a equipes part of our internal post mortem, a equipe da BitMEX identificou que 156 contas nas quais os stops de ‘último valor’ foram erroneamente ativados no par ETH/USD, causando um processamento tardio não pretendido de ordens do mercado durante a primeira queda, ocorrida 21:16h. Para cada stop que foi ativado erroneamente durante este período, a BitMEX calculou o prejuízo e ressarciu os usuários. Um total de 40,297 BTC foram devolvidos.”
Mesmo com a ação da exchange, diversos usuários ainda continuo criticando a paralisação, que supostamente causou um prejuízo muito mais do que o alegado.
Leia também: Bitcoin perde para Ibovespa em semana caótica para o mercado financeiro