Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Bitmain

Bitmain vende 16 mil Bitcoins, demite 30% da equipe e “luta pela sobrevivência”

  • Por Cassio Gusson
  • - 21/02/2019
  • às 18:30
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Bitmain vende 16 mil Bitcoins, demite 30% da equipe e "luta pela sobrevivência"

O mercado de criptomoedas é, talvez mais do que outros, marcado pela alta volatilidade. Em questão de dias, muitas vezes em apenas algumas horas, um criptoativo pode valorizar mais de 1.000%, assim como deve também estar preparado para uma desvalorização histórica. O mesmo acontece com as empresas deste ecossistema e a Bitmain, uma das maiores fabricantes de chips de mineração, tem sido destaque neste processo.

No auge do da alta de preço das criptomoedas em 2017, a gigante chinesa viu seus equipamentos serem vendidos de tal maneira que chegou a faltar estoque para suprir a demanda. Com o constante aumento de preço do Bitcoin, a Bitmain anunciou inclusive a entrada em outras áreas como Inteligência Artifical. Seus lucros faziam empresas tradicionais do mercado como NVidia e AMD comerem poeira e estimativas apontavam que a empresa valia mais de US$18 bilhões.

No entanto, atualmente, a realidade é outra e os resultados negativos não param de atingir o mercado. Como mostrou o Criptomoedas Fácil, além de registrar um prejuízo de mais de US$500 milhões, agora, segundo o portal de notícias 8BTC, a empresa demitiu mais de 30% de todos seus funcionários e praticamente acabou com a equipe de Inteligência Artificial. As demissões foram tão intensas que atingiram até mesmo a espinha dorsal da Bitmain, seu departamento de chips, e os altos executivos da companhia.

“A Bitmain costumava ter cerca de 3 mil funcionários, incluindo 1 mil no departamento de marketing, vendas e administração, e cerca de 2 mil no departamento de mineração e inteligência artificial. No entanto, 30% a 40% da equipe de negócios de mineração e 50% de sua equipe de IA foram demitidos e o número total de funcionários da Bitmain diminuiu para cerca de 1 mil”, destaca um funcionário demitido que pediu para ser identificado como Wu Feng.

Lutando para sobreviver no mercado atual, a empresa também vendeu grande parte de sua participação em criptomoedas, sendo que mais de 16 mil Bitcoins e 271 mil Bitcoins Cash teriam sido liquidados para manter que a empresa possa manter suas operações.

Equipamentos “boicotados”, como os que desenvolveu para Monero e Siacoin, também representaram prejuízos para a Bitmain, que quase viu o mesmo acontecer com seus hardwares para Ehtereum. Até mesmo seus pools de mineração (BTC.com e Antpool) perderam mais de 10% de participação no mercado e se antes as empresas juntas detinham quase 50% do poder computacional da rede (levantando protestos sobre centralização), hoje seu poder não passa de 30%.

Na outra ponta, a Bolsa de Valores de Hong Kong (HKEX), local no qual a Bitmain pretende aprovar uma IPO para se capitalizar e expandir, não parece ter muita disposição em apoiar a listagem da companhia e, durante o Fórum Econômico Mundial de Davos, o CEO da HKEX Charles Li Xiaojia disse que era importante que os candidatos à IPO fossem coerentes com suas ofertas de negócios.

“Se uma empresa ganha bilhões de dólares através do Negócio A, mas de repente diz que executará o Negócio B sem mostrar nenhum desempenho, ou diz somente que o Negócio B é melhor, então eu não acho que o Negócio A apresentado em sua aplicação será sustentável”, declarou Xiaojia em referência à Bitmain.

Desde que sua pretensão de entrada na bolsa surgiu em 2018, os relatórios divulgados pela empresa passaram a sugerir algo de errado com seu retorno financeiro e agora, com as novas divulgações, tudo indica que a situação não parecer ter melhorado.

A Bitmain admite que fez alguns ajustes no seu quadro de funcionários no final de 2018 com base em seus arranjos comerciais, mas nega as recentes demissões em massa e não comentou sobre os outros pontos da reportagem.

Leia também: Bitmain anuncia novo chip que promete maior eficiência na mineração de Bitcoin

Leia também: Bitwage lança primeiro plano de pensão em Bitcoin do mundo

Leia também: Bitwage libera opção de pagamento de salários em Bitcoin Cash

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.