A Bitmain, fabricante de hardware para mineração de criptomoedas, anunciou que está lançando um novo equipamento voltado para mineração de Ethereum.
Mais precisamente, a empresa com sede em Pequim que lidera o setor anunciou o AntMiner E9. Trata-se de um ASIC desenhado especificamente para mineração do algoritmo Ethash.
O lançamento ocorre em meio ao aumento das receitas de mineração na Ethereum, que já elevou os preços tanto da unidade de processamento gráfico de uso geral (GPU) quanto do equipamento de mineração ASIC.
No entanto, embora a Bitmain ainda não tenha divulgado os preços e as especificações técnicas do E9, o equipamento pode ser obsoleto antes mesmo de ser entregue ao mercado.
Isso porque o Ethereum já está testando uma mudança geral em seu sistema de confirmação de transações. A ideia é migrar do Proof of Work (Prova de Trabalho) para Proof of Stake (Prova de Participação).
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Portanto, com a mudança, não haveria mais mineração no Ethereum como ocorre hoje.
Além disso, não está claro quando a Bitmain será capaz de lançar o modelo no mercado com detalhes de remessa. Afinal, o mundo está passando por uma escassez de chips em escala global.
Enquanto a Bitmain não sabe quando vai entregar seus equipamentos, a mudança de PoW para PoS no Ethereum está avançada.
Migração do Ethereum para PoS avança
Atualmente, o minerador Ethereum ASIC mais usado no mercado é o A10 Pro feito pelo fabricante InnoSilicon. Seu poder de computação é de 500 a 750 mega hashes por segundo (MH/s), dependendo das versões exatas.
Uma A10 Pro com um 500 MH/S de poder de computação é capaz de produzir US$ 55,91 em receitas de mineração Ethereum com uma margem de lucro bruto de 98%, a partir de dados de índice de rentabilidade do F2Pool.
Porém, estes equipamentos já estão no mercado e não dependem de uma entrega futura o que torna a conta do lucro negativa e até mesmo irreal tendo em vista que o ETH pode deixar de ter mineração como hoje.
A receita de mineração mensal da Ethereum tem aumentado desde outubro e atingiu US$ 1,38 bilhão em março.
Leia também: Litecoin vai disparar como fez a Dogecoin, prevê famoso trader
Leia também: Atualização do Bitcoin muito aguardada pode gerar divisão da rede
Leia também: Veterano alerta para riscos no mercado de criptomoedas