A empresa de tecnologia Bitfury, realizou testes bem sucedidos na rede Lightning Network. Isto representa um passo que abre o caminho para atualizar a rede do Bitcoin.
O teste apresentado pela equipe da Bitfury foi desenvolvido para ser compatível com o protocolo Bitcoin, portanto, é funcional, mesmo sem SegWit. Basicamente duas transações de bitcoins reais em uma versão de teste no Lightning Network foram feitas: “Esta é uma conquista importante da nossa equipe técnica e um passo importante para a rede Lightning Network e o crescimento do Bitcoin”, disse em um comunicado – Valery Vavilov, CEO da Bitfury.
Lightning Network é uma solução para a escalabilidade que irá trabalhar na segunda camada do Bitcoin. A implementação do código permite a criação de canais para micro-pagamentos mais rápidos, criando condições para uma rede mais descentralizada e distribuída para ser capaz de operar fora da rede principal.
Embora recentemente questionada a capacidade do código para executar um grande número de transações, foram realizados testes bem sucedidos, com mais de 200 mil transações por segundo de acordo com o equipamento Ligthning Lab. Incluindo Blockstream e ACINQ. Ao contrário dos testes da Bitfury, que dependem da ativação do SegWit, foram feitos no TESTNET do Bitcoin e Litecoin.
A equipe de software da Bitfury criou duas transações Lightning. Uma delas era uma transação direta de um nó Lightning para outro, efetivamente simulando um canal de pagamento entre dois usuários que utilizam contrato inteligente para efetuar o pagamento. Desde que foi apenas um teste, Bitfury só fez uma transação, mas eles tinham a possibilidade de ter feito milhares de transações sem nenhum custo adicional.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
O segundo teste foi uma transação em um único movimento, que simula o principal objetivo da rede Lightning. Embora os simuladores de cada nó pode ter o pagamento até 16 canais abertos que exigiria múltiplos movimentos para uma única transação. Neste caso, os usuários transferem entre si através de um terceiro participante em comum, sem a necessidade de confiar neste terceiro. Enquanto a equipe de software Bitfury só fez uma transação neste canal também pode ter sido usado para fazer várias transações.
Uma vez que o teste teve lugar na rede principal do Bitcoin, as transações são registradas no blockchain e pode ser consultado por qualquer pessoa.
Além disso, Vavilov comentou sobre o futuro do Bitcoin:
Lightning Network tem o potencial de resolver o problema da escalabilidade do Bitcoin e fornecer funcionalidade de pagamento imediato. Ao demonstrar que a rede Lightning pode trabalhar, Bitfury abriu caminho para aumentar o processamento de transações e adoção do Bitcoin.
O código da rede Lightning ainda está em fase de teste. E sem dúvida devem ser abordados alguns aspectos da segurança da transação. É também necessário que as limitações de participações deste modelo seja revisado. Caso contrário, os usuários podem ter sérias restrições para usar uma rede para fazer micro-pagamentos.
No momento, a comunidade continua otimista sobre os resultados da implementação das atualizações do código na blockchain do Bitcoin. No vídeo abaixo você pode ver todo o processo das transações:
Leia também: Bitmain possui metas ambiciosas e busca promover uma das maiores IPOs do mundo
Leia também: Bitmain processa hacker por suposto roubo de US$5,5 milhões em criptoativos
Leia também: Bitmain produz hardware específico para mineração de Ethereum