A exchange de criptomoedas Bitfinex informou no último final de semana que sofreu um “pequeno incidente de segurança da informação” que expôs dados dos usuários da plataforma. Conforme informou a empresa no anúncio, por meio do ataque, um hacker conseguiu acessar informações de clientes da exchange. O ataque ocorreu no início da semana passada, entre os dias 30 de outubro e 5 de novembro.
Em um comunicado, a equipe Bitfinex informou que o hacker supostamente fraudou uma pessoa da equipe de suporte ao cliente que tinha um acesso limitado a dados de suporte técnico. Ainda segundo a empresa, o hacker não conseguiu violar nenhum sistema central e o ataque não afetou os fundos dos usuários.
“Uma pequena parte dos nossos painéis de suporte ao cliente, que continham informações parciais, incompletas e desatualizadas, foi acessada por um indivíduo ou grupo, por meio de phishing de um agente de suporte ao cliente que não tinha permissões seniores. Portanto, tinha acesso limitado a ferramentas de suporte técnico”, disse a exchange.
Bitfinex sofre ‘pequeno ataque’
A Bitfinex também disse que o hacker não acessou nenhum servidor, carteira ou infraestrutura de banco de dados. E reforçou que em nenhum momento os ativos dos clientes na plataforma estiveram em risco, nem as informações de senha estiveram acessíveis.
De acordo com a empresa, a maioria das contas de clientes afetadas estava vazia ou inativa. De qualquer forma, a exchange comunicou que vai continuar a analisar o incidente de segurança e as informações comprometidas e entrará em contato com todos os clientes afetados.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Por fim, a empresa esclareceu que tem um relacionamento muito próximo com as autoridades policiais e que trabalhará com as autoridades de investigação para rastrear o autor deste “pequeno incidente de segurança”.
“Temos um forte histórico de obtenção de condenações bem sucedidas contra indivíduos que tentaram atacar as nossas operações no passado. A Bitfinex revisa regularmente seus procedimentos de segurança e todo o pessoal é obrigado a passar por treinamento obrigatório em segurança cibernética”, concluiu a equipe.
A Bitfinex, com sede em Hong Kong, chegou ao mercado em 2012. Jean-Louis van der Velde atua como CEO da empresa desde 2013. A Bitfinex é a 17ª maior exchange de acordo com o índice “Trust Score” do CoinGecko. Além disso, só no último mês a plataforma recebeu mais de 800.000 visitas.