A Bitfinex anunciou por meio de seu Twitter na manhã desta sexta-feira, 28 de fevereiro, que estava sofrendo ataques DDoS. Isso significa que algum hacker, ou um grupo deles, estava tentando tirar a exchange do ar.
Os serviços da plataforma foram tirados rapidamente do ar enquanto a exchange investigava os ataques, tendo a Bitfinex resumido seus trabalhos logo depois.
Parece que o ataque DDoS, que consiste na tentativa de tirar uma plataforma do ar bombardeando informações visando uma sobrecarga, não causou prejuízos à Bitfinex. A exchange publicou em seu Twitter:
“Nós estamos investigando o que parece ser um ataque de negação de serviço distribuído (DDoS). Nós atualizaremos todos por aqui e na nossa página de status conforme descobrimos mais.”
Pouco menos de uma hora depois, a Bitfinex avisou em sua página de status que os serviços foram retomados. De acordo com uma declaração da exchange:
“Os serviços na plataforma Bitfinex foram retomados. Nós implementamos um nível de proteção mais estrito como resultado para o ataque de negação de serviço distribuído (DDoS) sofrido pela nossa plataforma. Todos os problemas referentes ao ataque foram resolvidos.”
Durante o período em que a Bitfinex ficou fora do ar, o Bitcoin declinou cerca de US$100. Não é possível afirmar com certeza que os eventos têm relação, bem como não é possível descartar totalmente tal dinâmica.
Aparentemente, a Bitfinex não foi a única exchange a sofrer com um DDoS. A OKEx também sofreu um ataque de DDoS planejado, conforme informou o CEO da plataforma no Twitter:
“Nós detectamos um ataque DDoS planejado ao nosso site, 200G ontem e 400G agora. Uma mensagem para os usuários e comunidades da OKEx: tenham certeza que a OKEx está preparada para lidar com estes ataques, nós protegemos e sempre protegeremos nossos usuários.”
Jay Hao ainda ofereceu uma recompensa àqueles que quisessem e pudessem ajudar a revelar os responsáveis pelo ataque. Hao afirma que, qualquer que tenha sido o pagamento aos hackers, ele dobraria a quantia para que eles revelassem o plano.
Os ataques sofridos por Bitfinex e OKEx ocorreram na mesma janela de horário, entre 06:00h e 07:00h desta sexta-feira, horário de Brasília.
Leia também: Mercado liquida traders da Bitfinex durante manutenção da plataforma e causa pump do Bitcoin
Leia também: Bitmain vaza seu patrimônio em criptomoedas e os números são impressionantes
Leia também: Bitmain vende 16 mil Bitcoins, demite 30% da equipe e “luta pela sobrevivência”