Economia

Bitfinex conquista licença para operar em El Salvador

Siga o CriptoFacil no

De olho no mercado regulamentado de ativos digitais, a Bitfinex anunciou nesta terça-feira (11) que se tornou a primeira plataforma de ativos digitais do mundo a receber aprovação para operar em El Salvador. A Bitfinex Securities El Salvador recebeu a licença para atuar como provedora de serviços de ativos digitais. A licença foi concedida no âmbito da nova Lei de Emissão de Ativos Digitais do país.

“Nós estamos muito satisfeitos por sermos a primeira empresa a obter esta licença. Isso permitirá que a Bitfinex Securities facilite a emissão e negociação secundária de ativos com direitos e obrigações claramente definidos”, disse Paolo Ardoino, diretor de tecnologia do grupo Bitfinex.

Publicidade

O Congresso Nacional de El Salvador aprovou em janeiro de 2023 a Lei de Emissão de Ativos Digitais. A lei visa promover uma maior inovação financeira, bem como o crescimento no país da América Central.

Bitfinex em El Salvador

De acordo com o anúncio, a partir de agora a Bitfinex poderá emitir ações e outros ativos na forma tokenizada. Além disso, empresas de todo o mundo poderão emitir uma ampla gama de ativos digitais no país por meio da exchange. Isso inclui, por exemplo, ações, títulos e outros instrumentos financeiros.

“O empreendimento apresenta uma oportunidade única para empresas e indivíduos capitalizarem os benefícios da emissão, investimento e negociação de ativos digitais no ambiente regulatório favorável de El Salvador e obter vantagens significativas de custo e eficiência em comparação com o processo de levantamento de capital em finanças tradicionais”, destacou a Bitfinex em nota.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

A empresa também está de olho nos investimentos institucionais que podem acessar o mercado de criptomoedas do país com a licença. Além disso, a autorização torna possível que a Bitfinex ofereça os Bitcoin Bonds, que o governo deve finalmente lançar este ano.

“Os emissores estão ansiosos para acessar o mercado de ativos digitais. O ecossistema tem hoje mais de US$ 1 trilhão de tamanho e ainda está engatinhando, mas o setor está crescendo tremendamente rápido”, finalizou a empresa.

Siga o CriptoFacil no
Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.