Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Phishing

BitcoinTrade é processada por cliente vítima de phishing

  • Por Gino Matos
  • - 03/03/2020
  • às 17:35
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
BitcoinTrade é obrigada a indenizar cliente vítima de phishing

Uma decisão publicada nesta terça-feira, 03 de março, no Diário de Justiça de Goiânia (DJGO) obrigou a exchange brasileira BitcoinTrade a indenizar um de seus clientes. O pedido indenizatório surgiu após o usuário ser vítima de phishing, tendo os hackers sacado o saldo em Bitcoin constantes em sua conta.

Em conversa com a BitcoinTrade, o CriptoFácil descobriu que não só a conta na exchange foi hackeada, como também a conta de email do cliente.

Mais uma exchange responsabilizada por phishing

Phishing é uma prática utilizada por hackers, por meio da qual as credenciais da vítima são obtidas por meio de um elaborado processo. É enviado um email, uma mensagem SMS ou até mesmo é criada uma página falsa a ser exibida no Google, tudo no intuito de fazer a vítima desavisada inserir seus dados cadastrais em uma interface que parece muito a da plataforma original.

Após inserir os dados, os hackers vão até a plataforma oficial e invadem a conta da vítima. Foi o que aconteceu com o cliente da BitcoinTrade, que demandou judicialmente a devolução dos 0,39452196 BTC roubados pelo hacker, bem como solicitou indenização por danos morais.

De acordo com a fundamentação da juíza leiga do 2º Juizado Especial Cível da Comarca de Anápolis/GO, a justificativa da BitcoinTrade sobre não haver obrigação de indenizar o cliente, uma vez que a causa foi externa – ou seja, um roubo causado por hackers – não merece prosperar.

Na visão dela, a responsabilidade recai sobre a exchange, segundo o trecho da fundamentação:

“Nota-se no processo que a requerida é pessoa jurídica que atua como empresa intermediadora de criptomoedas, ou seja, realiza atividade de risco financeiro. Assim, a reclamada possui responsabilidade objetiva pelos danos advindos de sua função.”

Por entender que a responsabilidade é da exchange, ainda que o cliente tenha sido desatento e acabado como vítima de um ataque de phishing, sua fundamentação se deu desfavoravelmente à BitcoinTrade – no sentido de dever reembolsar os 0,39452196 BTC do usuário da plataforma.

Ainda de acordo com a juíza leiga, entende-se que a indenização por dano moral deve também ser conferida ao cliente, entendendo:

“No presente caso vislumbro a ocorrência de dano moral indenizável assentado na existência do ato ilícito – falha na prestação de serviço, considerando os saques indevidos da conta virtual do autor, perpetradas por terceiro fraudador, bem ainda, em razão da política da empresa, em impor ao usuário a busca judicial para solução de conflito, com o desvio de seu tempo produtivo.”

Desta forma, na visão da juíza leiga, a exchange deve desembolsar ainda um montante de R$1.500,00 a título de indenização por dano moral.

Exchange possui material educacional contra phishing

O CriptoFácil contatou Fábio Santos, um dos sócios da BitcoinTrade, para entender a situação. Santos confirmou que o acesso à conta foi obtido por meio de phishing, declarando ainda:

“Não houve falha de segurança na plataforma da BitcoinTrade. O que aconteceu foi um caso de Phishing, onde o usuário foi levado a acreditar que estava navegando no site da BitcoinTrade, quando na verdade estava em um site falso. Neste site falso, o usuário inseriu todos os dados pessoais (e-mail, senha, 2FA). Com posse dessas informações e com acesso ao e-mail pessoal do usuário (que também foi violado) o fraudador acessou o site verdadeiro da BitcoinTrade e efetuou o saque de criptomoedas.”

Santos ainda lamenta o fato do ataque ter ocorrido com um de seus clientes, deixando ainda um alerta aos demais investidores do mercado:

“Ressaltamos que, infelizmente, casos de Phishing são comuns no Brasil e no mundo. Por isso, reforçamos que o usuário deve prestar muita atenção aos sites onde navega, verificando a grafia do site e a presença dos certificados de segurança. Para ajudar nossos clientes a se proteger contra esse tipo de ataque, a BitcoinTrade envia constantemente e-mails informativos, que ensinam os usuários a se proteger. Publicamos vídeos explicativos periodicamente para mostrar como atuam os fraudadores.”

Em seu canal no YouTube, a exchange possui uma série de vídeos instrutivos, que inclui o tema de phishing:

Leia também: Hackers usam malware e atacam sistema do governo da cidade de Quindío, na Colômbia

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.