Um dos maiores temores atuais para o preço do Bitcoin (BTC) é o pagamento dos BTC que a extinta exchange Mt. Gox tem a fazer para seus clientes. Mas esse temor voltou a ficar longe do radar e não deve ser uma preocupação, pelo menos até outubro de 2024.
Isso porque uma decisão judicial proferida ainda nesta quinta-feira (21) autorizou a Mt. Gox a estender o prazo de reembolso por mais um ano. A princípio, a exchange teria que devolver os Bitcoins dos seus clientes no mês que vem, mas o tribunal estendeu o prazo para outubro de 2024.
A decisão judicial atende a um pedido da própria exchange, que solicitou a extensão do prazo. O tribunal atendeu o pedido em partes, pois ela vale para os clientes que ainda não forneceram suas informações de reembolso. No entanto, os credores que forneceram detalhes ao administrador do Mt. Gox podem receber reembolsos já no final de 2023.
O administrador da Mt. Gox anunciou anteriormente planos para concluir os reembolsos aos credores até 31 de outubro deste ano. Com o adiamento, a exchange ganha um prazo maior para cumprir essa meta.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Reembolsos só em 2024
De acordo com uma carta do administrador de reabilitação da Mt. Gox, Nobuaki Kobayashi, o Tribunal Distrital de Tóquio permitiu que o administrador alterasse o prazo para reembolsos por mais um ano. O prazo para os reembolsos Base, Reembolso Único Antecipado e Reembolso Intermediário foi prorrogado até 31 de outubro de 2024.
“O Administrador de Reabilitação não será capaz de concluir os reembolsos acima até o prazo do Reembolso Base, do Reembolso Global Antecipado e do Reembolso Intermediário, todos definidos para 31 de outubro de 2023″, afirmou a carta.
No entanto, os credores que fornecerem os dados necessários poderão obter os reembolsos até ao final deste ano. O cronograma está sujeito a alterações dependendo das circunstâncias e do prazo específico de reembolso, o que pode atrasar o pagamento a eles.
Os clientes da Mt. Gox esperaram quase uma década para receber os pagamentos, mas a exchange segue adiando o prazo. O administrador de reabilitação anunciou no início deste ano a conclusão dos reembolsos, mas a falta de detalhes e o tempo gasto na discussão com bancos, prestadores de serviços de transferência de fundos e exchanges de criptomoedas designadas atrasaram o processo.
Bitcoin pode subir com adiamento da Mt. Gox?
O reembolso da Mt. Gox pode impactar os preços do Bitcoin, pois os credores podem vender ou trocar seus ativos, causando novas correções. Uma grande quantidade de movimentos como essa normalmente antecede uma queda nos preços. E cabe lembrar que a falência da exchange foi uma das maiores da história das criptomoedas.
No entanto, os especialistas afirmaram que a mudança não afetará muito os preços do Bitcoin. E de fato, o atraso pode trazer impulso positivo ao preço, pois o temor das vendas passa a ficar para 2024.
Atualmente, a exchange detém 142 mil BTC, 143 mil BCH e 69 bilhões de ienes, entre outros ativos. O preço do BTC atualmente é negociado em US$ 26.741, com uma queda de 1,1% nas últimas 24 horas.