Ainda no modo de “espera” do resultado das eleições, o Bitcoin (BTC) permanece cotado na região de US$ 68.600. De acordo com o CoinGecko, a criptomoeda abriu a terça-feira (05) em leve queda de 0,1%.
Em termos de resultados, o Top 10 abriu majoritariamente em baixa, com o maior destaque negativo ficando com a queda de 2,1% da Tron (TRX). O Ether (ETH) registrou queda de 1,2% e seu preço abriu o dia valendo US$ 2.434.
Mas no Top 100, as memecoins tiveram destaque no campo positivo: a MOG se valorizou 12% e teve a maior alta do dia, enquanto a BONK teve alta de 5,1%. Já a líder Dogecoin (DOGE) sofreu mais um “efeito Musk”, depois que o fundador da Tesla fez um discurso na segunda-feira (04) e fez a memecoin subir 7,5%.
Novo “DOGE” fez memecoin disparar
Tudo começou com as especulações de que Elon Musk participaria de um eventual segundo mandato de Donald Trump caso o candidato republicano vença a eleição.
Musk teria um departamento próprio, o Departamento de Eficiência Governamental, do qual ele já falou em discursos anteriores. O nome em inglês do suposto cargo é Department of Governmental Eficiency, e foi isso que fez o preço da DOGE subir.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Afinal, o nome do suposto departamento tem como sigla DOGE, que é o mesmo código da Dogecoin. Por isso, muitos enxergaram isso como uma homenagem à memecoin favorita de Musk, contribuindo para a alta do preço.
Nos últimos dias, Musk intensificou seu apoio a Donald Trump e revelou suas preocupações sobre o tamanho e a ineficiência da burocracia federal. O discurso pode soar como uma forma de tentar fazer a existência do DOGE (o departamento) virar realidade.
Bitcoin prepara nova alta
Após muita espera, as eleições americanas ocorrerão nesta terça-feira (05), que é o dia oficial da votação. Mas de acordo com dados vindos dos EUA, cerca de 80 milhões de eleitores já votaram antecipadamente no país.
Devido ao sistema eleitoral americano, as pesquisas mostram incerteza quanto a definição do vencedor. Os números apontam que a atual vice-presidente Kamala Harris pode ganhar no voto popular, mas que Trump ganha a eleição no colégio eleitoral.
A vitória do republicano é vista com bons olhos pelo mercado depois que Trump passou a defender mais liberdade para as empresas de criptomoedas. De acordo com o analista da Bitget Fernando Pereira, o Bitcoin já está se preparando para registrar novas altas depois do pleito.
“No gráfico de quatro horas temos a formação de uma cunha descendente de alta no BTC, um sinal de reversão de curto prazo. Aparentemente temos o mercado se preparando para um dia de alta nas eleições norte-americanas”, afirmou.