As criptomoedas tem ganhando mais espaço na América Latina ao longo dos últimos dois anos e, no ano passado, o mercado em baixa não impediu que novos desenvolvimentos fossem realizados para tornar o Bitcoin um meio de pagamento mais comum.
Nesta linha, Argentina e Paraguai inovaram e realizaram recentemente uma transação internacional envolvendo a importação de produtos na qual todo o processo foi pago com Bitcoin.
De acordo com a agência de notícias Cointelegraph, o Paraguai comprou cerca de US$7.100 em pesticidas e produtos de fumigação da Argentina e usou Bitcoin para pagar pela importação, que depois foi convertido em pesos argentinos. O processo de pagamento com BTC e posterior conversão em fiat foi realizado pela Bitex, uma empresa argentina focada no mercado de criptomoedas.
Segundo o diretor de marketing da Bitex Manuel Beaudroit, a empresa faz parte do programa Exporta Simple do governo argentino, que facilita a exportação de bens e serviços no valor de menos de US$15.000. No ano passado, a empresa participou de um projeto do banco argentino Masventas que buscava criar uma alternativa ao sistema de pagamentos transnacionais Swift e no caso, a empresa foi nomeada para fornecer o ecossistema necessário para suportar transações de BTC.
Beaudroit ressaltou ainda que, com esse tipo de iniciativa, estão sendo feitos esforços para conectar as economias latino-americanas e torná-las mais competitivas nos mercados, demonstrando o valor do Bitcoin para essas operações.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Leia também: Startup usará energia de Itaipu para minerar Bitcoin no Paraguai