Enquanto muitos defensores das criptomoedas frequentemente referem-se ao Bitcoin como “ouro digital”, o famoso investidor e “short seller” Jim Chanos comentou, durante uma entrevista recente para o Institute for New Economic Thinking, que o BTC é a “última coisa” que ele gostaria de ter em caso de uma crise total.
Chanos, que ganhou notoriedade depois de prever o colapso da gigante de energia norte-americana Enron, em 2001, e também fundador e presidente da Kynikos Associates, afirmou que “para aqueles que acreditam que você precisa ter criptomoeda como reserva de valor no pior cenário, é exatamente esse o caso em que uma moeda digital funcionará menos. A última coisa que eu gostaria de ter é o Bitcoin, se a rede cair. A comida funcionaria melhor!”, completou e prosseguiu:
“Para aqueles que acreditam que é uma reserva de valor no apocalipse vindouro, a ideia é que você terá que proteger sua chave sob uma montanha de segurança de escaneamento digital e de olhos, enquanto as hordas estão fora do seu bunker tentando entrar e usá-lo – para quê, não tenho ideia.”
Chanos atribuiu o recente interesse pelas criptomoedas ao fato de que as ações estão em alta há quase uma década, fazendo com que os investidores fiquem excessivamente empolgados e atuem contra seus próprios interesses.
“Estamos agora há nove anos nesse mercado altista, como nos anos 90, então suspeito que agora as coisas estão começando a se definir”, disse, referindo-se ao interesse pelas ofertas iniciais de moedas (ICOs, na sigla em inglês).
“Isso é simplesmente um jogo de especulação de segurança disfarçado de um avanço tecnológico na política monetária.”
Então, em uma irônica reviravolta dada ao nome da publicação em que seus comentários foram postados, Chanos reverteu a crítica cansada – e desmentida – de que o Bitcoin só tem utilidade para lavadores de dinheiro, evasores fiscais e outras pessoas que estão tentando cometer crimes financeiros.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“Bitcoin ainda é a área para pessoas que estão tentando evitar a tributação ou outros exames de suas transações. É uma coisa onde eu acho que provavelmente ainda tem utilidade, mas os governos já descobriram isso”, concluiu.
Leia também: Análise do Bitcoin [BTC/USD]; BITCOIN FECHA MENSAL COM PROBABILIDADE DE MAIS QUEDA
Leia também: Bitcoin fecha mês acima de US$ 13 mil pela primeira vez desde 2017
Leia também: Bitcoin fica abaixo dos R$ 59.000 enquanto Monero sobe 4%