Início » Últimas Notícias » BIS testará moedas digitais de banco central visando plataforma de liquidação internacional
Moeda Digital

BIS testará moedas digitais de banco central visando plataforma de liquidação internacional

BIS testará moedas digitais de banco central visando plataforma de liquidação internacional
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

O Banco de Compensações Internacionais (BIS) testará o uso de moedas digitais do banco central (CBDCs, na sigla em inglês) com diversos países visando uma plataforma de liquidação internacional.

O experimento será realizado em parceria com as autoridades monetárias de Austrália, Malásia, Cingapura e África do Sul. A iniciativa pode levar a uma plataforma de pagamentos global mais eficiente, segundo o BIS.

Publicidade

“Projeto Dunbar” testará CBDCs para pagamentos internacionais

De acordo com uma comunicado do BIS, divulgado nesta quinta-feira (2), o projeto foi batizado de “Projeto Dunbar”.

Entre outras coisas, o estudo visa desenvolver protótipos para uma plataforma que permitirá liquidação internacional em moedas fiduciárias digitais emitidas por bancos centrais.

Além disso, a plataforma multi-CBDC permitiria transações diretas em CBDCs entre instituições financeiras. Ao mesmo tempo, eliminaria a necessidade de intermediários e reduziria o tempo e o custo das transações.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“O projeto trabalhará com vários parceiros para desenvolver protótipos técnicos em diferentes plataformas de tecnologia de registro distribuído. Também explorará diferentes modelos de governança e operação que permitiriam aos bancos centrais compartilhar as infra-estruturas da CBDC, beneficiando-se da colaboração entre especialistas do setor público e privado em diferentes jurisdições e áreas de operação”, disse o comunicado.

Ainda segundo o BIS, o Projeto Dunbar apoiará os esforços do roteiro do G20 para melhorar os pagamentos internacionais.

A previsão é que os resultados do experimento sejam publicados no início de 2022. A publicação informará também o desenvolvimento de futuras plataformas a níveis globais e regionais.

Publicidade

“Com este grupo de parceiros capazes e apaixonados, estamos confiantes de que nosso trabalho em multi-CBDCs para acordos internacionais abrirá novos caminhos neste próximo estágio de experimentação de CBDC e estabelecerá as bases para conectividade de pagamentos global”, afirmou Andrew McCormack, chefe do Centro de Inovação do BIS em Cingapura.

CBDC do Brasil será testada em 2022

O Brasil, assim como diversos países, já está desenvolvendo sua moeda digital nacional, que vem sendo chamada de “Real Digital”.

Nesta semana, o coordenador do projeto e assessor econômico do Banco Central do Brasil (BC), Fábio Araújo, confirmou que a versão digital da moeda deve ser lançada até 2024. Mas os testes iniciais começarão a ser realizados já em 2022.

Publicidade

“Dada a complexidade, esse não é um problema que vai ser resolvido nos próximos meses. O horizonte de dois ou três anos parece um prazo mais adequado para que as condições para a eventual emissão de um Real digital estejam maduras”, disse ele em uma audiência pública.

Leia também: Pix Saque e Pix Troco estarão disponíveis a partir de 29 de novembro, informa BC 

Leia também: Baixo custo do Real digital aumentará eficiência de pagamentos; afirma senador

Publicidade

Leia também: Binance anuncia integração com Ronin Network e taxas do Axie Infinitiy podem cair

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Deixe um comentário