No fim de maio, em meio ao escrutínio regulatório, a Binance anunciou a remoção de tokens de privacidade (Privacy Coins) de sua plataforma em alguns países da Europa a partir do dia 26 de junho. De acordo com a exchange, a ação fazia parte de seus processos de conformidade.
No entanto, parece que a exchange voltou atrás com relação a alguns projetos. Isso ocorreu depois que a Binance revisou as operações para cumprir os regulamentos locais.
Um porta-voz da exchange afirmou, em nota divulgada nesta segunda, que a Binance fez uma reclassificação das moedas de privacidade depois de ouvir a comunidade:
“Depois de considerar cuidadosamente o feedback de nossa comunidade e vários projetos, revisamos como classificamos as moedas de privacidade em nossa plataforma para cumprir os requisitos regulamentares em toda a UE.”
Ele também comentou que, por operar como uma bolsa registrada em várias jurisdições da União Europeia, é “obrigado” a seguir os regulamentos locais que exigem que as bolsas “possam monitorar as transações de moedas listadas na plataforma”.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Binance faz revisão de tokens de privacidade
Inicialmente, a Binance deveria remover tokens de privacidade para usuários na França, Itália, Espanha e Polônia. Conforme informou a exchange na ocasião, essa remoção era parte de seus processos de conformidade contínuos.
Os tokens em questão incluíam Decred (DCR), Dash (DASH), Zcash (ZEC), Horizen (ZEN), PIVX (PIVX), Navcoin (NAV), Secret (SCRT), Verge (XVG), Firo (FIRO), BEAM (BEAM), Monero (XMR) e MobileCoin (MOB).
Contudo, algumas equipes foram ao Twitter tranquilizar os membros da comunidade. A Verge Currency, por exemplo, tuitou que o token de privacidade XVG permaneceria inalterado pelas restrições comerciais da Binance.
Da mesma forma, a Secret Network publicou um tuíte dizendo que o SCRT está entre os ativos que a Binance não vai mais deslistar.
“Você falou e a Binance ouviu! A Binance não vai deslistar o SCRT, juntamente com outras seis criptomoedas com foco em privacidade, em países europeus”, tuitou a equipe. No tuíte, a equipe divulgou um texto que diz que os tokens DCR, XVG, NAV, ZEC, DASH e PIVX também seguirão na plataforma.
A Binance tomou essas medidas em um momento em que a União Europeia está fortalecendo suas diretrizes para ativos digitais por meio da implementação dos regulamentos de Markets in Crypto-Assets (MiCA). A regulamentação foi oficialmente aprovada no dia 31 de maio. Ao estabelecer regras , os líderes europeus esperam transformar a região em um importante polo para as criptomoedas.