Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Gensler na Binance?

Binance tentou contratar atual chefe da SEC como consultor, diz WSJ

  • Por Lorena Amaro
  • - 06/03/2023
  • às 11:16
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Binance-USA
Foto: Depositphotos
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

A exchange de criptomoedas Binance tentou contratar Gary Gensler como consultor anos antes dele chegar à chefia da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos, a SEC. De acordo com uma reportagem do Wall Street Journal, a tentativa da contratação aconteceu em 2018 e 2019. Na época, Gensler ainda era professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

Contudo, o atual presidente da SEC teria recusado a oferta, segundo mensagens obtidas pela reportagem.

“Observo que, embora Gensler tenha recusado a assessoria, ele foi generoso em compartilhar estratégias de licenciamento”, escreveu Harry Zhou em uma mensagem de bate-papo na época, segundo o WSJ.

Enquanto ainda trabalhava para uma empresa financiada pela maior exchange de criptomoedas do mundo, em outubro de 2018, Zhou chegou a se reunir com Gensler e com a ex-chefe do braço de risco da Binance, Ella Zhang.

Além disso, outra pessoa ligada à exchange teria dito, via mensagem, que Gensler, ex-banqueiro de investimentos do Goldman Sachs, “provavelmente voltaria ao cargo de regulador se os democratas vencessem as eleições de 2020”, quando Joe Biden foi eleito. Então presidente, Biden nomeou Gensler em abril de 2021, para servir como o 33º presidente da SEC. Genser tem um mandato de cinco anos. Assim, deve ficar na SEC até 2026.

  • Leia também: SEC deve convocar ex-consultor chefe de investimentos do Telegram para depor em caso contra ICO da empresa

Binance tentou se distanciar da Binance.US

A tentativa de contratar Gensler fazia parte da estratégia da Binance de se “distanciar” da Binance.US, empresa da focada no mercado dos EUA, criada em 2019. O WSJ citou uma apresentação interna da empresa intitulada “Isulate Binance from US Enforcement” (“Isole a Binance da aplicação dos EUA”, em tradução livre) cujo foco principal era enfatizar que a Binance.US era independente da matriz global.

Mas a reportagem diz que a Binance e a Binance.US estão mais ligadas do que as empresas divulgaram. Segundo o WSJ, as duas entidades chegaram a compartilhar equipes, finanças e uma entidade afiliada que comprava e vendia criptomoedas.

Essa ligação entre as entidades vem sendo alvo de investigações por parte de autoridades dos EUA. Caso os reguladores do país determinem que a Binance tem controle sobre a sua entidade nos EUA, eles podem reivindicar o poder de policiar todos os negócios do grupo.

Em uma declaração enviada por e-mail à Reuters, um porta-voz da exchange disse:

“Nós já reconhecemos que não tínhamos a conformidade e os controles adequados durante aqueles primeiros anos. Mas somos uma empresa muito diferente hoje quando se trata de conformidade”.

  • Leia também: Juiz determina que Seleção da Argentina rompa contrato com a Binance

Binance foca em conformidade

Ainda como parte de sua estratégia de conformidade, a Binance contratou como conselheiros outros funcionários do governo dos EUA, incluindo o ex-senador Max Baucus.

A exchange também passou a contar com Stephen McWhirter, ex-funcionário da Autoridade de Conduta Financeira (FCA) do Reino Unido, como chefe de regulamentação global.

O ex-agente especial do Internal Revenue Service (IRS), o serviço de Receita dos EUA, Tigran Gambaryan, também passou a atuar como vice-presidente de inteligência global e investigações da Binance.

Além disso, também foi contratado pela Binance Greg Monahan, ex-investigador Criminal do Tesouro dos EUA. Em agosto de 2021 ele passou a ser o líder global da área que reporta crimes financeiros, como lavagem de dinheiro.

  • Leia também: Bybit suspende depósitos em dólar
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.