As movimentações com Ethereum (ETH) foram suspensas na Binance após a descoberta de um possível divergência na sua blockchain.
Dessa maneira, se descobriu que houve uma divisão na blockchain do ETH a partir do bloco 11.234.873.
Problema na blockchain
Um chain split acontece quando uma blockchain passa a apresentar duas ou mais versões conflitantes a partir de um determinado bloco.
Dessa maneira, a Infura anunciou nesta quarta-feira (11) que estava encontrando problemas com a blockchain do Ethereum. A Infura é um serviço que opera nós de Ethereum que, por sua vez, são utilizados pela Binance.
Na sequência, o desenvolvedor Nikita Zhavoronkov comentou o seguinte no Twitter:
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“Em algum ponto, os desenvolvedores do Ethereum introduziram uma mudança no código que gerou um ‘chain split’ na blockchain do Ethereum. Alguns mineradores e usuários ficaram ‘presos’ em uma cadeia minoritária.Tecnicamente, o que aconteceu foi um ‘hard fork’ imprevisto, similar ao ocorrido com o Bitcoin há sete anos. Correção: faça a atualização do geth e execute o ‘debug.setHead(11234872)'”, afirmou Zhavoronkov.
Esse é um problema que pode causar turbulência no lançamento do Ethereum 2.0, que está previsto para o dia 1º de dezembro.
Binance suspende saques de Ethereum temporariamente
Changpeng Zhao, CEO da Binance, comentou sobre o problema:
“Aconteceu uma possível ‘chain split’ na blockchain do ETH a partir do bloco 11.234.873. O Etherscan e o Blockchair estão mostrando duas cadeias diferentes depois deste bloco. Nós estamos analisando o caso, mas decidimos desabilitar os saques de ETH de forma temporária. Os fundos dos investidores estão a salvo”, afirmou Changpeng Zhao.
Vale ressaltar que a Binance é uma das maiores exchanges de criptomoedas do mundo.
Apesar disso, o problema parece estar sendo resolvido: a corretora anunciou que as transações envolvendo os tokens ERC-20 – que são baseados em Ethereum – já foram normalizadas.
Ademais, a situação gerou críticas contra a Binance no Twitter.
Desse modo, muitos usuários estão criticando a empresa por utilizar os nós da Infura, ao invés de operar os seus próprios nós de Ethereum.
A Metamask – carteira de criptoativos – também pode ter sido afetada pelo chain split na blockchain do Ethereum.
Finalmente, a situação parece não ter influenciado nas operações das demais exchanges de criptomoedas até o momento da escrita desta matéria.
Leia também: Ethereum 2.0 pode atrasar novamente devido a baixa adesão
Leia também: XRP vai superar o Bitcoin em 2021, afirma estrategista
Leia também: Ethereum pode atingir US$ 800 até o fim do ano, prevê analista