A Binance, uma das maiores exchanges de criptomoedas do mundo, anunciou o lançamento do BFUSD. Trata-se de um novo ativo que deve oferecer aos usuários a oportunidade de ganhar recompensas passivas. Com estimativas que chegaram a 47% de APY, segundo a própria Binance, o lançamento do BFUSD animou o mercado.
Conforme destaca o anúncio da Binance, a BFUSD estará disponível a partir de 27 de novembro de 2024, às 02:00 UTC, na própria exchange. A promessa é de que token vai permitir que os detentores acumulem um rendimento percentual anual (APY) que, segundo a corretora, “nunca ficará abaixo de zero”.
Token não tem nada a ver com stablecoin, diz Binance
De acordo com a Binance, não se deve confundir a BFUSD com uma stablecoin. Isso porque não é possível sacar o token de contas de futuros ou negociado em mercados abertos. Em vez disso, a BFUSD será destinada exclusivamente para uso como margem em negociações de futuros na plataforma da Binance, podendo ser resgatada apenas como USDT.
A ideia é proporcionar uma experiência de negociação mais estável, utilizando stablecoins como USDC ou USDT de maneira indireta.
Além disso, os detentores de BFUSD poderão desfrutar de um APY base que acumula diariamente, mesmo que não realizem negociações ativas. Durante o período de 20 a 25 de novembro, a Binance declarou que o APY base variou entre cerca de 12% e mais de 35%, enquanto o APY impulsionado atingiu entre aproximadamente 15% e mais de 47%.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Acúmulos de APY acima da margem zero
Um dos principais atrativos do BFUSD é a promessa de que o APY nunca será negativo. A Binance estabeleceu um fundo de reserva, inicialmente alimentado com 1 milhão de USDT. O fundo servirá para cobrir eventuais taxas de financiamento negativas que possam ocorrer em períodos de baixa no mercado.
No anúncio, o porta-voz da Binance citou que a taxa de financiamento do par ETH/USDT foi positiva em 350 dos últimos 365 dias. Muito por conta disso, as recompensas do APY de BFUSD serão distribuídas principalmente em USDT. Mas uma boa parte ficará alocada para o fundo de reserva. Assim, os usuários não sofrerão perdas durante períodos de volatilidade, na medida em que se beneficiam de um rendimento estável.
A Binance informou ainda que planeja calcular diariamente tanto o APY base quanto o impulsionado, que devem flutuar com as condições do mercado. Em um ambiente de mercado otimista, as taxas de financiamento podem ser mais altas, resultando em recompensas maiores para os detentores de BFUSD.
Por fim, embora a estrutura do BFUSD possa lembrar o “dólar sintético” USD da Ethena, a Binance enfatiza que existem diferenças significativas entre os dois. Enquanto o USDe não gera recompensas por si só, o BFUSD é um ativo de margem que proporciona recompensas passivas aos seus detentores. Algo que torná-lo mais atraente para investidores que buscam rendimento passivo em um ambiente onde a volatilidade é a grande aliada, mas também pode ser a grande vilã.