A Binance anunciou o bloqueio permanente de mais de 600 contas de usuários identificadas por utilizar ferramentas de terceiros não autorizadas em suas operações. A exchange de criptomoedas comunicou a medida em um post no perfil oficial da exchange em mandarim, publicado no último fim de semana.
De acordo com a plataforma, a Binance poderá desqualificar permanentemente qualquer conta que use ferramentas externas, scripts automatizados, compartilhe credenciais ou viole os termos de uso da Binance Exchange, Binance Wallet ou Binance Alpha de todas as atividades da empresa. Além disso, o usuário pode perder eventuais lucros obtidos nessas operações.
Ferramentas automatizadas sob vigilância
A exchange não detalhou quais ferramentas foram alvo da proibição. No entanto, postagens recentes da Binance sobre segurança alertam contra o uso de bots de negociação, scripts de automação e acessos via API que não sejam oficialmente aprovados. A empresa destacou que o uso dessas aplicações compromete a integridade da plataforma. Nesse sentido, pode representar riscos de segurança para os usuários.
Os termos de uso da Binance, atualizados em 10 de outubro, incluem regras específicas para serviços como o Binance Alpha, ambiente voltado à descoberta de novos tokens antes de listagens públicas e integrado à Binance Wallet. Conforme o comunicado, a equipe da exchange revisou os casos e concluiu que as contas violaram diretamente as políticas da plataforma.
Além das suspensões, a Binance informou que usuários que ajudarem a identificar abusos ou fraudes poderão receber recompensas de até 50% dos valores recuperados em cada caso confirmado.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Expansão e controvérsias
A decisão ocorre em meio a outros movimentos estratégicos da Binance. A exchange concluiu recentemente a aquisição da corretora sul-coreana GOPAX, ampliando sua presença no mercado asiático. Em paralelo, a empresa tem enfrentado acusações de que lucraria com listagens de tokens — alegações que a companhia classificou como “falsas e difamatórias”.
Outro tema que voltou ao debate público é o perdão concedido ao fundador da Binance, Changpeng Zhao, pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em meio a discussões sobre regulação e compliance no setor de criptomoedas.