O BBVA, grupo bancário com participação em entidades financeiras em mais de 30 países, anunciou uma nova funcionalidade para seus clientes de private banking e institucionais na Suíça. Agora, eles podem gerenciar fundos em USDC (USD Coin) na mesma plataforma onde administram seus investimentos tradicionais.
Com essa atualização, é possível trocar, custodiar e converter automaticamente USDC em euros, dólares ou outras moedas de forma quase instantânea.
De acordo com o anúncio, essa inovação também facilita operações de clientes institucionais em exchanges de criptomoedas. Isso porque a nova possibilidade oferece maior agilidade e eficiência. Conforme destacou o BBVA, gestores de fundos e grandes empresas têm utilizado stablecoins, como o USDC, para acelerar transações e proteger o valor de seus ativos durante oscilações de mercado, evitando a volatilidade das criptomoedas tradicionais.
BBVA disponibiliza stablecoin USDC para clientes
A USDC é uma criptomoeda estável lançada pela Circle, empresa global de tecnologia financeira. Trata-se de uma stablecoin que mantém paridade com o dólar americano. A moeda é lastreada por ativos altamente líquidos e resgatável na proporção de 1:1 para dólares.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
De acordo com o BBVA, a stablecoin é muito utilizada em finanças descentralizadas (DeFi) e pagamentos digitais. Além disso, é a única stablecoin entre as 10 maiores do mercado que está em conformidade com a nova legislação europeia, a Markets in Crypto-Assets Regulation (MiCA), que regula ativos digitais.
Essa é a terceira criptomoeda que o BBVA adiciona ao seu serviço de ativos digitais na Suíça. Em 2021, a instituição introduziu o Bitcoin e o Ether, duas das criptos mais negociadas e demandadas por investidores. No final de 2023, o banco migrou seu serviço de custódia para a plataforma Harmonize da Metaco, que permite transações mais seguras e rápidas.
Conforme destacou Philippe Meyer, chefe de Soluções Digitais e Blockchain do BBVA na Suíça, a instituição busca oferecer aos seus clientes privados acesso simplificado a produtos tokenizados que não estão disponíveis por meio de instituições financeiras tradicionais.
“Nossos clientes institucionais, por sua vez, precisam de opções para garantir a segurança dos ativos que gerenciam”, explicou Meyer. O banco pretende continuar expandindo sua oferta de soluções inovadoras.
O USDC também faz parte dos serviços de criptomoedas oferecidos pelo BBVA na Turquia, por meio da Garanti BBVA Digital Assets. Nessa plataforma, os clientes podem negociar Bitcoin, Ether, AVAX, além de custodiar seus fundos em Chiliz.