A Bayer Crop Science concordou em trabalhar com a Ant Financial, a afiliada de pagamentos do Alibaba, gigante conglomerado chinês, para desenvolver um sistema baseado em blockchain focado no monitoramento de produtos agrícolas.
As empresas assinaram uma carta de intenções para utilizar a tecnologia blockchain para aumentar a eficiência, melhorar a renda dos agricultores, garantir a produção de alimentos de alta qualidade e ajudar na digitalização da agricultura, de acordo com um anúncio emitido na última semana, reportado pela Coindesk.
O acordo reunirá o portfólio e as tecnologias de agricultura digital de Monheim am Rhein, sede alemã da Bayer Crop Science, e a divisão de blockchain da Ant Financial, com sede em Hangzhou, na China.
Nenhuma informação foi fornecida sobre o tamanho do negócio ou a estrutura do relacionamento entre as partes.
“Juntamente com a Bayer, nossa exploração da blockchain na agricultura aumentará a transparência e a capacidade de resposta da cadeia de suprimentos e trará mais valor aos consumidores, agricultores e à sociedade”, disse Geoff Jiang, vice-presidente e gerente geral do Intelligent Technology Group da Ant Financial.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
A Ant Financial, fundada em 2014, possui 33% do Alibaba. Suas marcas incluem a Alipay, um dos dois serviços de pagamento mobile dominantes na China.
A empresa fez vários investimentos e anúncios relacionados à blockchain nos últimos anos. Ela levantou US$14 bilhões em 2018 para buscar novos desenvolvimentos tecnológicos, incluindo os relacionados a blockchain, Inteligência Artificial e IoT.
No início deste mês, a Ant Financial disse que estava desenvolvendo um sistema de blockchain para plataformas de caridade, melhorando a transparência do processo e impedindo que instituições beneficentes inflassem seus fundos totais angariados.
Em maio, a empresa investiu em uma rodada da Série A de US$10 milhões para a QEDIT, desenvolvedora de soluções de privacidade para blockchain. Em março, foram introduzidas duas novas empresas com sede em Xangai, Ant Blockchain Technology e Ant Doublechain Technology, ambas de propriedade da Ant Financial.
A Ant Financial também está trabalhando para utilizar a blockchain para remessas, introduzindo no ano passado um sistema para a transferência de fundos entre as Filipinas e Hong Kong.
A Bayer Crop Science, que adquiriu a Monsanto em 2018, vem trabalhando ativamente nos desenvolvimentos da blockchain. No início deste ano, assinou um acordo com a BlockApps, uma subsidiária da ConsenSys.
Leia também: Startup BlockApps da ConsenSys fornece blockchain para Bayer e Monsanto