Sam Bankman-Fried (SBF), fundador da exchange de criptomoeda falida FTX, aguardará seu julgamento previsto para o dia 2 de outubro em uma prisão no Brooklyn. O Metropolitan Detention Center (MDC), onde SBF ficará, apresenta condições precárias e “desumanas” aos detentos, conforme reportou a Reuters nesta segunda-feira (14).
Na última sexta-feira, o juiz distrital dos EUA Lewis Kaplan determinou que Bankman-Fried deve ficar preso pelas acusações de adulteração de pelo menos duas testemunhas. O juiz revogou a fiança de SBF e decidiu prender o ex-bilionário de 31 anos após os promotores dizerem que ele havia “passado dos limites” ao compartilhar escritos privados da ex-parceira Caroline Ellison com um repórter do New York Times.
No diário, Ellison disse estar “infeliz e oprimida” com seu trabalho. Além disso, escreveu que se sentia “magoada / rejeitada” por seu rompimento pessoal com Bankman-Fried.
A prisão onde ficará Bankman-Fried
Antes da decisão de Kaplan, SBF estava em liberdade sob fiança de US$ 250 milhões na casa de sua família em Palo Alto, na Califórnia.
O fundador da FTX enfrenta acusações de fraude por ter roubado bilhões de dólares em fundos de clientes da FTX para cobrir perdas em seu fundo de hedge Alameda Research, do qual Ellison era CEO. SBF se declarou inocente das acusações. Por outro lado, Ellison se declarou culpada e deve testemunhar contra ele no julgamento de outubro.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
O sistema prisional MDC difere muito do luxuoso resort nas Bahamas onde SBF viveu até sua extradição para os Estados Unidos em 2022 após o colapso da FTX.
Isso porque a prisão tem sofrido nos últimos anos com escassez de pessoal e falta de energia. Além disso, foram encontrados vermes nas refeições dos internos e há alegações de vazamento de esgoto nas celas. Os defensores públicos chamam as condições locais de “desumanas”.
Fundado em 1994, o MDC tem hoje mais de 1.600 presidiários, que aguardam julgamentos federais na cidade de Nova York, de acordo com a reportagem.
Vale destacar que esta não é a primeira vez que Bankman-Fried fica preso pelo colapso da FTX. Afinal, ele chegou a ser detido nas Bahamas, por quase uma semana, na prisão de Fox Hill, que também sofre com a presença de roedores e falta de banheiros.