O Banco Cantonal de Zurique (ZKB, em alemão), maior banco cantonal suíço, anunciou que está lançando ofertas de criptomoedas Bitcoin e Ethereum. Em um comunicado divulgado nesta quarta-feira (04), o ZKB afirmou que seus clientes agora podem participar de negociações de criptomoedas 24 horas por dia, sete dias por semana.
De acordo com o banco, os clientes poderão negociar Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH) por meio das plataformas “ZKB eBanking ou ZKB Mobile Banking”. A medida dá aos cidadãos suíços mais uma forma de se expor a esse mercado utilizando o sistema bancário tradicional.
ZKB abre negociações de Bitcoin e Ethereum
Na Suíça, os bancos cantonais são como os bancos estaduais no Brasil, mas o ZKB tem clientes em todo o país. Por isso, a medida deve popularizar o acesso às criptomoedas na Suíça, que já tem uma das maiores adoções em toda a Europa.
Junto com a negociação, os clientes do ZKB também poderão custodiar suas criptomoedas. Mas o banco não informou se permitirá o saque de BTC ou ETH para outras carteiras.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“Como um banco universal, o Zürcher Kantonalbank (Zurich Cantonal Bank) oferece a seus clientes todos os serviços financeiros relevantes, incluindo negociação e custódia de criptomoedas. A partir da data mencionada acima (04/09), os usuários podem negociar criptomoedas via plataformas ‘ZKB eBanking ou ZKB Mobile Banking'”, disse o banco.
Alexandra Scriba, Chefe de Clientes Institucionais e Multinacionais do ZBK, afirmou que o banco assumirá a função crítica da custódia segura de chaves privadas. Ou seja, as criptomoedas armazenadas nas contas ficarão sob os cuidados do banco.
“Os clientes e bancos terceirizados, portanto, não precisam de sua própria carteira. Portanto, não precisam se preocupar com a custódia de suas próprias chaves privadas”, declarou Scriba. A medida facilita a custódia para grandes investidores, mas coloca um alto risco em cima do banco.
Mais sobre o anúncio
A solução business-to-business do ZKB também permite que bancos suíços terceirizados otimizem a negociação de criptomoedas e protejam a custódia delas para seus clientes.
No entanto, o banco esclareceu ainda que pessoas dos EUA estão excluídas da oferta. Esse movimento é comum, visto que a restritiva regulação americana costuma limitar a oferta de serviços estrangeiros a clientes do país.
Por outro lado, o ZKB espera que os novos serviços tragam uma onda de traders e investidores para o mercado de criptomoedas, fornecendo algum suporte aos preços. De fato, tanto BTC quanto ETH estão num momento delicado, com fortes quedas nos últimos dias.
O preço do Bitcoin caiu para o nível de US$ 56.000 nesta quarta-feira, tendo como pano de fundo uma queda mais ampla em todos os mercados. Já o Ethereum perdeu mais de 4% e ficou negociado abaixo de US$ 2.400.