O Banco de Brasília (BRB), instituição criada em 1964 cujo maior acionista é o Governo do Distrito Federal, abriu um concurso público para a contratação de cerca de 100 novos escriturários, com salario inicial de R$3.204,26, no entanto, segundo o Edital publicado no Diário Oficial do Distrito Federal e divulgado pelo Governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha, os candidatos terão que estudar sobre Bitcoin e blockchain se desejam ingressar na instituição.
O Edital prevê, no Anexo 1, que trata do conteúdo programático, que os candidatos à vaga tenham conhecimento sobre o tema “os bancos na era digital”, no qual, além de Internet banking; Mobile banking; Open banking, entre outros, é exigido que também saibam sobre “11. O dinheiro na era digital: Blockchain, Bitcoin e demais criptomoedas”.
A exigência de conhecimento sobre Bitcoin e criptomoedas é a primeira no país em relação à contratação de servidores para um banco público nacional. Cidadãos de todo o Brasil podem concorrer às vagas no BRB. As inscrições começarão em 09 de junho e seguem até 15 de julho. É cobrada uma taxa de R$56 para participar da prova que está prevista para o dia 18 de agosto, no turno da tarde, e terá quatro horas de duração. O concurso será composto de prova objetiva e discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório.
O Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES) foi a banca examinadora selecionada para conduzir o certame. Esse é o primeiro concurso feito pelo BRB desde 2013. Os candidatos aprovados no concurso serão convocados para realização dos procedimentos pré-admissionais e exames médicos admissionais, observada a necessidade de provimento e ordem de classificação.