O banco ING, grupo holandês de serviços bancários e financeiros, assinou um contrato de licenciamento de cinco anos com o consórcio de blockchain R3 para uso de sua plataforma Corda, conforme mostra o artigo publicado pela Coindesk.
O R3 anunciou nesta terça-feira, 22 de janeiro, que o acordo fornecerá ao ING um número “ilimitado” de licenças para a plataforma Corda, permitindo que o banco implante sua tecnologia blockchain e “pronta para produção” CorDapps (ou Corda Distributed Applications) em suas operações comerciais internacionais.
A CorDapps cobre várias atividades de serviços financeiros, incluindo finanças comerciais, identidade, seguros e mercado de capitais, de acordo com o anúncio.
O CEO da R3 David Rutter disse:
“Como o ING aproveita ao máximo o acesso à plataforma Corda, esperamos ver como o diversificado ecossistema do CorDapp pode proporcionar ganhos de produtividade, eficiência e lucratividade nas diversas áreas de negócios do banco.”
O acordo de licenciamento marca um “grande passo” no sentido de fazer a transição dos clientes do banco para uma economia distribuída, disse Annerie Vreugdenhil, chefe de inovação do banco ING.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“Estamos um passo mais perto de implantar soluções DLT para nossos clientes com a infraestrutura suportada implementada.”
Esta não é a primeira vez que o ING se associou ao R3. No mês passado, o banco, juntamente com outros três bancos europeus – Commerzbank, Natixis e Rabobank – liquidaram uma transação ao vivo para um papel comercial de um dia no valor de €100.000 na plataforma Corda.
Em fevereiro, o ING também concluiu com sucesso um projeto de prova de conceito para transação financeira usando a tecnologia blockchain do R3, junto com o BNP e o Commerzbank.
O R3 lançou sua plataforma Corda Enterprise em julho do ano passado, depois de mais de um ano em desenvolvimento. Corda é uma plataforma blockchain de código aberto que oferece recursos adicionais, incluindo suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Leia também: Banco ING lança ferramenta que visa melhorar a privacidade de blockchains