A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, admitiu em um vídeo que a futura moeda digital do banco central (CBDC) do bloco, o euro digital, servirá como uma forma de controlar os pagamentos dos indivíduos.
Deste modo, Lagarde tornou público que o BCE terá o controle da moeda digital. Portanto, poderá agir como bem entender no sistema.
O clipe, no qual Lagarde é levada a acreditar que está conversando com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, é do canal Rumble channel Show VL. No canal, os apresentadores fazem pegadinhas e entrevistas com figuras públicas.
Discutindo a reação ativa na Europa sobre a possível introdução do euro digital, a pessoa que finge ser Zelensky sugeriu que “o problema é que eles não querem ser controlados” por uma CBDC. Então, Lagarde reconheceu que haverá controle.
“Você tem razão. Você está completamente certo”, haverá uma “quantidade limitada de controle”.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Euro digital do Banco Central Europeu
É importante notar que Lagarde não sabia que estava participando de uma pegadinha. Ou seja, ela acreditava mesmo estar falando com o presidente da Ucrânia.
Embora não tenha especificado a quantidade de controle, Lagarde destacou a importância de limitar a privacidade dos usuários. Isso para evitar transações pequenas e anônimas que poderiam financiar ataques terroristas ou outras atividades ilícitas.
Além disso, Lagarde expressou o seu desejo de que a Europa não seja dependente de moedas de países hostis, como a China ou a Rússia, ou de uma moeda privada de entidades corporativas como o Facebook ou o Google, que poderiam assumir a soberania da Europa.
Ela revelou ainda que o BCE priorizará o comércio eletrônico e pagamentos pessoa a pessoa (P2P) durante a primeira fase do lançamento do euro digital. Em seguida, focará em outros contextos, como lojas físicas e pagamentos do governo.
Lagarde disse, por fim, que tem grande preocupação com o crescimento das criptomoedas e sua ameaça ao sistema bancário tradicional. De acordo com a presidente do BCE, deve haver uma maior supervisão sobre a indústria cripto. Ela também alegou que os criptoativos não valem nada e podem prejudicar o papel dos bancos centrais como âncoras da economia.
- Leia também: Avalanche lança sub-redes com foco em instituições