O Banco Central do Brasil (Bacen) lançou a segunda edição do Lift (Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas), que tem por objetivo fomentar o desenvolvimento de projetos de inovação tecnológica voltados para o sistema financeiro.
Como mostra o jornal Valor Econômico, a autarquia vai selecionar propostas que receberão o apoio do próprio Banco Central e de grandes empresas de tecnologia parceiras para a criação de protótipos e soluções para a indústria financeira. Os projetos devem tratar de temas listados entre ações prioritárias do Banco Central na chamada Agenda BC+, voltada para o barateamento do crédito, para o aumento da eficiência dos bancos, para a modernização do sistema financeiro e para a inclusão financeira.
No ano passado, durante a primeira edição do prêmio, um dos destaques foi o protótipo da empresa Liber Capital, de São Carlos (SP), que envolvia o registro de direitos creditórios por meio da blockchain. Segundo Victor Stabile, fundador e diretor de tecnologia da empresa, “a ferramenta foi desenvolvida para atender ao mercado que vai florescer a partir da aprovação, no final do ano passado, da lei de registro de duplicatas eletrônicas. O objetivo é facilitar a comunicação entre as registradoras, assegurando que o serviço não acabe se concentrando em poucas instituições”, revela a reportagem.
O novo presidente do Banco Central Roberto Campos Neto, entusiasta das possibilidades da tecnologia cripto/blockchain, disse que as inovações fomentadas pelo programa contribuirão para maior concorrência no mercado financeiro.
A Fenasbac (Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central) também está por trás da iniciativa. Ao agradecer a participação da iniciativa privada no programa, Campos destacou que “o lema do nosso governo tem sido vamos trazer cada vez mais a iniciativa privada para trabalhar com o governo em todas as esferas”.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
As novas inscrições para o Lift podem ser feitas na página do Banco Central e devem ser realizadas entre os dias 02 de abril e 31 de maio.
Leia também: Novo presidente do Bacen cita blockchain em seu discurso de posse