Início » Últimas Notícias » Banco Central da Coreia do Sul cogita emissão de criptomoeda própria

Banco Central da Coreia do Sul cogita emissão de criptomoeda própria

Banco Central da Coreia do Sul cogita emissão de criptomoeda própria
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

A exemplo da China, o banco central da Coreia do Sul, o Banco da Coréia (BOK), planeja organizar uma força-tarefa dedicada à pesquisa para a possível emissão de uma moeda digital do banco central (CBDC, na sigla em inglês) em 2020. O anúncio foi feito por meio da publicação, em 27 de dezembro, da Política Monetária para 2020, no qual a instituição disse que planeja desenvolver uma ampla pesquisa sobre tecnologia de contabilidade distribuída, criptoativos e CBDCs e a desempenhar um papel ativo na supervisão e aprimoramento da segurança de sistemas de pagamento e liquidação.

Como parte de sua agenda de pesquisa sobre moedas digitais, o BOK planeja contratar diversos especialistas na área o que, de fato, já vem ocorrendo tendo em vista que no dia 10 de dezembro, a instituição havia publicado uma lista de empregos para especialistas em moeda digital, de acordo com um relatório do Korea Times. Paralelamente à organização de sua força-tarefa, o BOK diz que se envolverá ativamente em discussões com o Banco de Pagamentos Internacionais (BIS) e outras entidades internacionais relevantes para acompanhar o desenvolvimento de CBDCs de outros bancos centrais.

Publicidade

O banco diz ainda que planeja usar os Princípios para Infraestruturas do Mercado Financeiro (PFMI) do BIS para melhorar suas práticas de avaliação e supervisão dos sistemas financeiros domésticos. O PFMI é uma estrutura estabelecida pelo BIS para gerenciar riscos de mercado, como crédito, liquidez, custódia, liquidação, riscos operacionais e de investimento em sistemas de pagamentos, sistemas de liquidação de valores mobiliários, repositórios de transações e outras infra-estruturas.

Segundo o BOK, as pesquisas não significam que haverá em 2020 a emissão de um CBDC na Coreia do Sul, contudo, tendo em vista os desenvolvimentos da China e de outras nações pelo mundo, o país não pode estar ausente do debate internacional e dos desenvolvimentos da economia digital.

Leia também: Banco Central da Coreia do Sul contratará especialista em criptoativos

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Deixe um comentário