O Banco Central da Argentina está usado a plataforma de contratos inteligentes da RSK para o gerenciamento de solicitações de débito em contas de usuário. A solução, que está na fase de testes, visa gerar rastreabilidade descentralizada para lidar com reclamações sobre débitos não autorizados que são rejeitadas pelos clientes.
A proposta surgiu no ano passado durante o desenvolvimento da BCRA Financial Innovation Table (MIF) de 2019, evento da qual as empresas do ecossistema blockchain IOV Labs e o Grupo Sabra também participaram.
“Estamos convencidos de que a implementação desse tipo de plataforma poderá construir um ecossistema colaborativo para o sistema financeiro como um todo, de acordo com os tempos de avanço tecnológico em que vivemos e em pé de igualdade com os sistemas financeiros mais inovadores do mundo e dadas as circunstâncias em que o mundo está enfrentando, mais do que nunca, a necessidade de usar a tecnologia para otimizar processos e prestar um melhor serviço aos cidadãos”, disse Diego Gutiérrez Zaldíva, CEO da IOV Labs.
Segundo a publicação, um dos principais desafios do projeto foi estabelecer um uso da blockchain para o serviço de mensagens entre as instituições participantes, além de avaliar sua viabilidade comercial para seu uso a médio e longo prazo.
Ainda não há prazo para os testes serem concluídos e a implementação ser disponibilizada para o público em geral.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Leia também: Sistema em blockchain na Argentina registra documento falso com dados do Coronavírus
Leia também: RSK lança ponte de interoperabilidade entre Bitcoin e Ethereum
Leia também: Alibaba lança plataforma em blockchain voltada para microempresas