A alta do Bitcoin (BTC) iniciada na quarta-feira (16) foi inesperada pelo mercado. O disparo no preço para além dos US$ 23 mil causou o efeito chamado FOMO, ou “medo de perder a oportunidade”.
Esse cenário, contudo, é favorável às “baleias”. Tratam-se de investidores com grandes quantias de Bitcoin, geralmente mais de 1.000 BTC.
Segundo o trader conhecido como Crypto Dog, as baleias estão tentando causar uma correção no BTC assustando os investidores. O objetivo é comprar mais BTC a um preço menor.
Correções no Bitcoin não naturais
É consenso geral que um ativo não pode estar sempre em alta, passando por fases de correção.
Entretanto, a volatilidade e “pequenas” correções exibibas pelo Bitcoin não são orgânicas para Crypto Dog. O trader compartilhou na tarde desta quinta-feira em seu Twitter:
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Dear noobs,
Bitcoin is NOT naturally going down. It is being pushed down via whales placing spoofy sell orders on exchanges to make noobs and risk managers sell to "buy back lower". They are stealing your bags and will make you buy back at a higher price.Retweet this.
— The Crypto Dog? (@TheCryptoDog) December 17, 2020
“Queridos novatos, o Bitcoin não está caindo naturalmente. Ele está sendo empurrado para baixo pelas baleias, que estão criando ordens de venda em exchanges para fazer com que novatos e gestores de risco vendam.
Eles estão roubando suas economias e farão vocês comprarem a um preço maior.
Compartilhem isso.”
Em menos de uma hora, a publicação original já contava com 228 compartilhamentos. O trader até mesmo comentou que o engajamento com sua publicação era “assustador”.
É possível que tudo não tenha passado de uma piada de Crypto Dog. De qualquer forma, o conselho do trader é válido.
Mãos de alface
Não é incomum encontrar aqueles que se arrependeram de comprar Bitcoin a certo preço. Ou que, até mesmo, compraram e venderam cedo demais.
Os investidores que vendem no primeiro sinal de correção, fruto de desespero e medo de perder, são conhecidos como “mãos de alface”.
Tendo em vista a alta volatilidade do Bitcoin, principalmente no atual nível de preço — nunca visto antes, é normal que correções ocorram ao longo do dia.
Desta forma, é importante observar além do curtíssimo prazo, a fim de não vender BTC cedo demais — seja por influência das baleias ou não.
Leia também: Estudo indica 3 diferenças entre as altas do Bitcoin em 2017 e 2020
Leia também: Bitcoin pode disparar com entrada de instituições asiáticas, alerta analista
Leia também: Criador do Megaupload: “Bitcoin Cash vai valer US$ 3 mil”