No mês passado, o grupo detentor da NYSE (bolsa de valores de Nova York) anunciou uma parceria com empresas como Microsoft e Starbucks para a criação da Bakkt, uma startup que fornecerá uma plataforma de negociação e custódia de ativos digitais cuja previsão de lançamento está marcada para novembro. O lançamento, que parece ter perdido parte do seu hype, na verdade, é aguardado com enorme expectativa.
De acordo com o The ICO Journal, todos os grandes investidores, personalidades, instituições financeiras e fundos de hedge estão falando sobre Bakkt. Quase exclusivamente. Eles não se importam com um ETF de Bitcoin. Eles se preocupam com o lançamento da Bakkt em novembro e o enorme volume de negócios que entrará no mercado de ativos digitais em todo o mundo.
Um lembrete do que é a Bakkt e o que lançará em novembro deste ano, através do excelente artigo da Forbes no início de agosto:
“A Bakkt planeja oferecer um pacote completo combinando uma grande bolsa regulada pela CFTC com compensação e custódia, dependendo da aprovação da comissão e de outros reguladores. A Bakkt fornecerá acesso a uma nova plataforma de negociação de Bitcoin na bolsa ICE Futures US. E também oferecerá serviços de armazenamento completo, um negócio que a ICE não possui.”
“A receita da Bakkt virá de duas fontes”, diz Kelly Loeffler, diretor de ativos digitais da ICE. “Uma são taxas de negociação na bolsa ICE Futures nos EUA. A outra são as taxas de depósito pagas pelos clientes que compram Bitcoin e armazenam com a Bakkt”.
Recue e considere o que acabou de ler. Uma troca, compensação e custódia regulamentada pelo CFTC. Alguns costumam chamar o Bitcoin de “ouro digital”. A infra-estrutura que a Bakkt construiu e está pronta para usar toma o termo “ouro digital” e o transforma em uma realidade.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Uma pequena amostra das grandes expectativas geradas pelo início das operações da Bakkt está na fala de um gerente de um fundo de hedge de ativos digitais, o qual foi efusivo ao falar que “nada se compara ao que a Bakkt pretende lançar”.
“Nada mais no horizonte se aproxima do que Bakkt significará para o Bitcoin. A profundidade e a amplitude da rede ICE (Intercontinental Exchange, empresa dona da NYSE e da Bakkt) e do ecossistema de negócios significam que os volumes de adoção e comercialização dispararão durante a noite. Os mesmos acessos e estruturas que permitem ao Goldman Sachs, ao JP Morgan e ao Morgan Stanley – entre muitos outros – negociar bilhões em commodities como ouro, prata, soja e milho, serão usados para negociar Bitcoin.”
“Pense desta maneira… com a custódia e a ‘instalação de depósito’ resolvida dentro da infraestrutura da Bakkt, você resolveu a questão final cuja solução as instituições têm clamado no mercado de ativos digitais. Suas transações e investimentos em Bitcoin estarão “seguros” através do depósito, e a capacidade de reivindicar seu Bitcoin diretamente do depósito deve permitir que sua posição amadureça.”
Ou seja, o mercado de criptomoedas tem todos os indícios de que poderá sofrer uma revolução ainda maior com a chegada da nova empresa e de investidores mais experientes – e com maior volume de dinheiro. A resposta dessa especulação será conhecida daqui a pouco mais de dois meses.