Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Real Digital

Baixo custo do Real digital aumentará eficiência de pagamentos; afirma senador

  • Por Lorena Amaro
  • - 02/09/2021
  • às 19:00
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Baixo custo do Real digital aumentará eficiência de pagamentos; afirma senador
Foto: Yayimages

A moeda digital de banco central (CBDC, na sigla em inglês) do Brasil foi assunto de uma audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) realizada nesta quarta-feira (1º).

Na ocasião, o presidente da CCT, o senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL), disse que o Banco Central precisa avaliar as vantagens e desvantagens da moeda digital nacional. De acordo com o parlamentar, a moeda digital poderia aumentar a eficiência do sistema monetário nacional:

“É indispensável examinar quais vantagens e eventuais desvantagens da criação da moeda digital. Entre os benefícios, o Real digital seria uma moeda de troca praticamente sem custo. Isso ajudaria a aumentar a eficiência do sistema de pagamentos e facilitaria a liquidação mais rápida e segura das transações financeiras internacionais”, disse Cunha.

Além disso, o senador afirmou que micro e pequenos negócios também podem se beneficiar com a diminuição de custos de transações.

Por outro lado, Cunha argumentou que, por ser rastreável, a moeda digital também auxiliaria no combate a diversos crimes. Isso inclui lavagem de dinheiro, corrupção, sonegação fiscal, trafico de drogas e terrorismo.

Real digital será testado no ano que vem

Conforme noticiou a Agência Senado, Fábio Araújo, o coordenador do projeto e assessor econômico do Banco Central, também participou da audiência.

Ele confirmou que a versão digital da moeda deve ser lançada até 2024. Mas os testes iniciais começarão a ser realizados já em 2022.

“Dada a complexidade, esse não é um problema que vai ser resolvido nos próximos meses. O horizonte de dois ou três anos parece um prazo mais adequado para que as condições para a eventual emissão de um Real digital estejam maduras”, afirmou.

Araújo reafirmou também que a moeda digital do Brasil não pode ser confundida com uma criptomoeda, como o Bitcoin. O executivo reiterou ainda que os criptoativos são considerados pelo BC um investimento de alto risco.

“O Banco Central mantém sua opinião de que os criptoativos são especulativos e trazem altos riscos para as carteiras. A CBDC é simplesmente uma expressão do real normal, o real físico que você já usa no seu dia a dia”, explicou.

O assessor também esclareceu que o e-Real seria emitido pelo próprio BC. Em seguida, será distribuído oficialmente pelo sistema financeiro para operações como pagamentos no varejo.

Araújo mencionou que o principal objetivo do Real Digital é acompanhar o dinamismo da evolução tecnológica da economia brasileira. Dessa forma, o projeto contribui para o surgimento de negócios. 

Ademais, a CBDC também vai favorecer a participação do Brasil no cenário econômico regional e global.

“Com isso, o Banco Central teria uma ferramenta para cumprir as suas missões de estabilidade monetária e financeira numa economia que é cada vez mais digital”, afirmou.

Segurança de dados e privacidade com CBDC

A professora Dora Kaufman, do Programa de Tecnologias da Inteligência da PUC de São Paulo, alertou para os cuidados que as instituições financeiras devem ter com a segurança e a privacidade dos dados dos usuários.

Segundo ele, nosso ambiente já é digital e a sociedade já está conectada. Nesse sentido, a grande questão da digitalização é a segurança dos dados.

Kaufman observou que o papel moeda é uma transação anônima. Afinal, não tem identificação das partes envolvidas. Já com uma moeda digital o cenário muda, pois há identificação e geração de dados.

“A privacidade desses dados é básica”, afirmou.

Leia também: Foxbit cancelou conta de Glaidson da GAS por suspeita de fraude, revela relatório

Leia também: Binance anuncia integração com Ronin Network e taxas do Axie Infinitiy podem cair

Leia também: Usuário perde mais de R$ 1 milhão em NFT falso de Banksy

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.