Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Bacen anuncia primeira fase do Open Banking no Brasil; saiba o que muda

  • Por Luciano Rocha
  • - 02/02/2021
  • às 14:20
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Bacen anuncia primeira fase do Open Banking no Brasil; saiba o que muda
Foto: Unsplash

A primeira fase do Open Banking foi implementada no Brasil. O Banco Central, ou Bacen, anunciou a novidade na segunda-feira (1º), através de seu canal no YouTube.

Nesta fase, o objetivo é ajudar os clientes a comparar diferentes produtos e serviços financeiros disponíveis para contratação. Para isso, o Bacen disponibilizará modelos e ferramentas de auxílio.

Contudo, a Fase I não prevê compartilhamento dos dados dos clientes. Isso ocorrerá apenas na Fase II, que está programada para começar em 15 de julho. O Open Banking terá quatro fases no total:

  • Fase I: Open Data (1º/2/21) – dados sobre canais de atendimento, produtos e serviços relacionados a contas, cartão de crédito e operações de crédito;
  • Fase II: Dados Cadastrais e Transacionais (15/7/21) – dados cadastrais e transacionais de clientes relacionados aos mesmos produtos e serviços da fase inicial;
  • Fase III: Serviços (30/8/21) – serviços de iniciação de transação de pagamento e de encaminhamento de proposta de operação de crédito;
  • Fase IV: Open Finance (15/12/21) – dados sobre operações de câmbio, investimentos, seguros, previdência complementar aberta, entre outros.

Sistema financeiro do futuro

O evento de lançamento contou com participações de autoridades internas do Bacen.

Entre elas estavam João André Calvino Marques, chefe do Departamento de Regulação do Banco Central, e de Isis Galote, representante do GT de Experiência do Usuário. Este último compõe a estrutura de governança do Open Banking.

Além disso, o presidente do Bacen, Roberto Campos Neto, também participou da live. Para o dirigente, o lançamento marca uma grande revolução no sistema bancário brasileiro.

“A implementação do Open Banking (Sistema Financeiro Aberto) é uma das iniciativas dessa agenda mais ampla que visa criar o que temos chamado de ‘“sistema financeiro do futuro”’, disse Campos Neto.

Campos Neto também citou outras iniciativas de modernização do sistema. Ele falou do Pix, sistema de pagamentos instantâneos, e as mudanças na legislação cambial para facilitar o investimento estrangeiro.

Por fim, Campos Neto citou a importância do Open Banking na proteção dos dados dos clientes.

“O Open Banking parte do pressuposto que o consumidor é titular de seus dados cadastrais e financeiros, e que pode transferir essas informações que lhe pertencem para outra instituição, a qualquer momento, em busca de melhores produtos ou serviços a preços mais baixos”, disse.

Leia também: Chainlink pode valorizar 300% em 2021; analista dá motivos

Leia também: Baidu até NBA: Forbes lista 50 grandes empresas que usam blockchain

Leia também: IPO da Mosaico (MOSI3), dona do Buscapé, encerra hoje: saiba se vale a pena

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.