Com a popularização das criptomoedas, cada vez mais nações e bancos centrais ao redor do mundo buscam lançar CBDCs, as moedas digitais de Banco Central. No caso do Brasil, já há a previsão de lançamento do Real Digital para o ano que vem
Porém, o autor do livro de finanças pessoais “Pai Rico, Pai Pobre”, Robert Kiyosaki, não gosta de CBDCs. Durante uma edição de seu programa, ele fez várias críticas as propostas dos Bancos Centrais de introduzir as suas moedas digitais.
“CBDC, que é a moeda digital do banco central, na verdade é só um spyware. É muito parecido com o TikTok, isso que ela é”, disse ele.
Compre Bitcoin
Além disso, Kiyosaki destacou que uma moeda digital emitida pelo Banco Central será o fim da privacidade do dinheiro. Isso porque o governo irá saber 100% de tudo que o cidadão faz com o dinheiro que recebe.
“Nosso trabalho é acordar as pessoas e depois responder usando a mesma tecnologia com a qual eu concordo. Vamos lutar com educação e informação”, afirmou.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Esta não é a primeira vez que Kiyosaki critica a noção de incorporação de CBDCs pelo governo. Afinal, Kiyosaki já criticou à Ordem Executiva 14067 assinada pelo presidente Joe Biden no início de março.
Nesta ordem, foi estabelecida a posição do governo sobre as criptomoedas e houve menção à possibilidade de criar uma CBDC. Mas para Kiyosaki, isso é o “ato mais traiçoeiro da história dos EUA”. Além disso, Kiyosaki chegou a declarar o estabelecimento de CBDCs como “comunismo em sua forma mais pura”.
Enquanto é cético sobre as CBDC, Kiyosaki acredita no Bitcoin (BTC) e na descentralização que ele fornece. Conforme ele observou recentemente, só o BTC vai garantir a liberdade do dinheiro online.
Leia também: Novo serviço permitirá enviar BTC através de SMS
Leia também: Analista diz que o The Merge pode impulsionar mais o ETC do que o ETH
Leia também: Rede do Bitcoin transacionou o equivalente a três vezes o PIB dos Estados Unidos em 12 meses