O governo da Austrália anunciou que, como parte de seu orçamento federal para 2018 e 2019, irá alocar cerca de US$520 mil para sua Agência de Transformação Digital, com o intuito de iniciar pesquisas sobre possíveis aplicações de blockchain em serviços governamentais. Embora o valor possa parecer alto, ele é muito baixo, afinal, na virada do ano, o governo concedeu uma doação de AUD$8 milhões (cerca de US$5.9 milhões) para o Power Ledger, um projeto de energia solar movido à blockchain.
Como mostra a CCN, agência de notícias internacional, lançada em 2015, como parte da agenda de digitalização mais ampla do governo australiano, a agência foi inicialmente criada para engajar agências governamentais e ajudá-las a passar pela transformação digital. “Agora temos responsabilidades abrangentes para ajudar a liderar a transformação em todo o governo e ter a supervisão central da agenda de tecnologia do governo”, acrescentou a agência, insistindo que seu papel cresceu desde a sua fundação.
O orçamento segue uma recomendação do chefe executivo da Organização de Pesquisa Científica e Industrial da Commonwealth – organização federal de pesquisa científica da Austrália – que em meados de 2017 disse que:
“O ritmo de mudança que estamos vivenciando como nação é exponencial e não podemos nos dar ao luxo de sermos meros seguidores na adoção de uma tecnologia emergente como a blockchain, temos que ser protagonistas.”