O rastreamento de operações com criptomoedas no Brasil segue em pauta. Depois de o Banco Central afirmar que o anonimato não será uma opção nas negociações de criptoativos no Brasil, o auditor fiscal Michel Lopes Teodoro garantiu que a Receita Federal é capaz de rastrear todas as operações com criptomoedas no país.
Segundo ele, quem pensa que as movimentações podem ser ocultadas está equivocado. Teodoro faz parte da força-tarefa que investiga as movimentações suspeitas da suposta pirâmide de criptomoedas GAS Consultoria Bitcoin
“A operacionalização de criptomoedas é legal para quem opera e para quem investe. Pode haver a aplicação. Mas algumas pessoas acham que a transação da moeda digital pode ser ocultada, e que a Receita Federal e os órgãos fiscalizadores não conseguirão rastrear. Essa falsa percepção faz com que muitas delas (que ganham dinheiro com caixa dois, lavagem de dinheiro e transações ilegais) coloquem os montantes em criptomoedas na tentativa dessa ocultação. É equivocado. Conseguimos fazer o rastreio”, disse o auditor.
Receita pode rastrear operações com criptomoedas
Como o caso da GAS tramita em sigilo de Justiça, Teodoro não comentou os detalhes. Contudo, conforme apurado O GLOBO, foram as altas movimentações em dinheiro vivo e em cartão de débito o que chamou a atenção dos auditores.
Vale destacar que, em abril, a Polícia Federal apreendeu R$ 7 milhões em dinheiro vivo da empresa. A quantia estava em malas e seria transportada por helicóptero de Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, para São Paulo.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Sobre o papel da Receita Federal, Teodoro explicou que toda empresa que faz movimentações com moedas digitais e também pessoas físicas que investem em criptomoedas precisam declarar à Receita:
“As empresas, obrigatoriamente, têm que informar a origem dos recursos e explicar para Receita como conseguem tal rentabilidade. É normal o crescimento patrimonial. Mas, para isso, é preciso ser declarado. E, naturalmente, pagar os impostos em cima da evolução patrimonial. Quem investe e quem movimenta as criptomoedas precisam informar seus rendimentos à Receita”, detalhou.
Rentabilidade fixa com criptomoedas é ilusão
Ainda de acordo com o auditor, o papel da Receita é alertar sobre empresas que não possuem registros e estão à margem da lei. No entanto, ele destacou que a população precisa ficar alerta quando for investir com empresas de criptomoedas:
“Muitas empresas de moedas virtuais são sérias e legais”, disse. “[No entanto] nesse cenário da economia, você não tem rendimento expressivo, principalmente de 10% ou mais. Dificilmente a pessoa terá lucro de 1% ou 2% ao mês. Se uma empresa dentro de um mercado volátil oferece esse valor, algo está errado.”
Leia também: Rei nunca perde a coroa: Bitcoin supera Etheruem, Solana, Cardano, XRP e Polkadot em fluxos institucionais
Leia também: Kaspersky detecta trojan no WhatsApp que pode roubar credenciais
Leia também: Análise Solana: SOL sobe 700% e alcança top 6 dos criptoativos