A atividade crescente em torno dos protocolos Inscriptions sem redes que suportam contratos inteligentes do Ethereum Virtual Machine (EVM) diminuiu após um frenesi inicial apenas algumas semanas atrás.
De acordo com dados do Dune Analytics, as Inscriptions continuam a representar uma parcela descomunal da atividade na Avalanche e na testnet Goerli da Ethereum. No entanto, desde então, diminuíram nas principais redes de Camada 2, além do Sidechain Polygon PoS e rede BNB.
Nos últimos sete dias, as Inscriptions representaram 77% das transações no Avalanche, 67% no Goerli, 10% no Base, 7,5% no ZkSync Era, menos de 5% na BNB Chain e OP Mainnet e apenas 1% no Polygon PoS.
Para efeito de comparação, as Inscriptions representaram entre 50% e 75% das transações executadas na Gnosis, Arbitrum e ZkSync Era, e mais de 40% na BNB Chain e na Polygon PoS Chain em meados de dezembro.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Além disso, mais de 77% das taxas semanais de transação de rede Avalanche foram gastas em Inscriptions há cerca de três semanas. Sendo que 39% foram do gás gasto na Era ZkSync, 18% no Arbitrum, 16% no Gnosis e 13% na BNB Chain.
Desde então, esse número caiu para 28% na Avalanche, 3,5% no ZkSync Era e menos de 1% das taxas gastas no Arbitrum, Gnosis e BNB Chain.
- Leia também: EUA planejam venda massiva de Bitcoin em dois meses
Inscriptions esfriam
O declínio na atividade de Inscriptions segue um aumento inicial à medida que os protocolos proliferaram em redes compatíveis com EVM nas últimas semanas.
As Inscriptions foram criadas em janeiro como uma técnica de codificação para a criação de pseudo-NFTs em Bitcoin, que não suporta a funcionalidade de contrato inteligente normalmente usada para criar tokens não fungíveis em redes EVM.
Os tokens são criados inscrevendo dados na menor denominação de um token de rede (ou seja, um único satoshi de Bitcoin). Isso significa que as Inscriptions consomem menos gás do que os NFTs, que exigem execuções de contratos inteligentes.
As taxas de transação no Near, Polygon e Fantom dispararam 4.500%, 6.900% e quase 9.000%, respectivamente, em meio a uma enxurrada de atividades após o lançamento de protocolos Inscriptions nativos no final de novembro.
A taxa de transferência de várias redes da Camada 2 também atingiu níveis sem precedentes com a implementação dos protocolos. Arbitrum e ZkSync Era hospedaram, cada um, cerca de 60 transações por segundo em média em 16 de dezembro, superando seus respectivos máximos anteriores em dobro e quádruplo, de acordo com L2beat.
No entanto, a falta de compatibilidade com EVM significa que não se pode combinar os tokens Inscriptions com protocolos de terceiros. Isso quer dizer que eles não têm utilidade no contexto do DeFi além da simples especulação. Os tokens de Inscriptions também necessitam de indexação fora da rede.
- Leia também: dYdX identifica hacker em ataque de US$ 9 milhões
*Tradução do artigo “Inscriptions Activity Dries Up On EVM Chains” com autorização do The Defiant.
Aviso: O texto apresentado nesta coluna não reflete necessariamente a opinião do CriptoFácil.