Nesta quinta-feira, 23 de julho, foi criada na Suíça a primeira associação mundial voltada para o desenvolvimento de stablecoins.
Chamada de Associação Mundial de Stablecoins (WSA, na sigla em inglês) a organização terá sua sede em Genebra. Ela foi lançada como uma parceria entre as empresas de mercado de capitais VirgoX e Global Digital Assets (GDA Capital).
Adam Cai, CEO da VirgoX, destacou que o objetivo final da iniciativa é construir uma “associação global verdadeira e imparcial”. O grupo também pretende englobar todos os principais projetos de stablecoins existentes atualmente.
De acordo com Cai, a WSA já está em discussão com os projetos como Tether (UDST), USD Coin (USDC), Dai (DAI) e Huobi USD. Ele observou que essas empresas pretendem ingressar na WSA até o final de 2020.
Ao mesmo tempo, a associação está incubando projetos de stablecoin em estágio inicial.
Cai enfatizou que o principal desafio do setor de stablecoins é que as iniciativas ainda carecem de uma maior adoção pelo mercado
“Não devem ser apenas pares de negociação, mas também pagamentos globais e remessas internacionais. Além disso, para incentivar os usuários a manter stablecoins como um meio de armazenar valor, também seriam necessários projetos para encontrar várias aplicações para gerar valores, como produtos com juros, apostas, etc”, afirmou.
A WSA apresentou as duas empresas fundadoras em seu lançamento. Uma delas é a BlockGeeks, empresa que fornece auditorias inteligentes de contratos, auditorias de white paper e treinamento educacional para clientes corporativos.
A associação também compreende grandes projetos globais de stablecoins atreladas a outras moedas fiduciárias. Uma delas é a QCAD, atrelada ao dólar canadense.
De acordo com Cai, os projetos envolvidos participarão de seminários online mensais e conferências anuais realizadas na Suíça. O objetivo é discutir o desenvolvimento de stablecoins e explorar oportunidades de cooperação com outros projetos.
Outros membros incluem iniciativas relacionadas a stablecoin como BRZ, CBRL, Peg Network, QC, Stably, USDK, XDB, bem como grupos de capital como Nova Club, Alpha Sigma Capital e Consensus Labs, com sede em Pequim.
De acordo com o anúncio, a WSA recebe uma grande variedade de empresas como empresas, agências governamentais e outras empresas ativas que defendem a indústria de stablecoins.
Leia também: Maker valoriza 15% após ser listada na Binance
Leia também: Criptomoedas serão fundamentais na luta entre dólar e yuan digitais, afirma Forbes
Leia também: Hashdex terá Bitcoins custodiados em parceria com a Fidelity