Joost van der Burgt, assessor de Política do Banco Nacional Holandês, acredita que o Bitcoin ainda apresentará uma grande correção antes de iniciar um novo rally de médio prazo. As declarações de Burgt foram feitas à agência de notícias CNBC e são baseadas na correlação entre a atividade de pesquisa no Google da palavra-chave “Bitcoin” e o gráfico de preços da criptomoeda, que mostrou semelhanças notáveis de maio do ano passado até fevereiro de 2018. No entanto, segundo ele, os dados mostram que nos últimos sete meses, o Bitcoin não refletiu a tendência das pesquisas no Google.
“Toda vez que o Bitcoin aparecia nas notícias, fosse positivo ou negativo, o preço subia de acordo. Minha opinião é que, por causa da introdução de futuros, isso pode ter esvaziado a bolha antes que ela chegue a um nível em que pode explodir completamente”, disse Burgt.
Burgt reconheceu que o preço do BTC e as tendências do Google para a palavra-chave “Bitcoin” foram quase perfeitos até o final de 2017, mas, no segundo semestre do ano passado, quando a criptomoeda ganhou uma atenção histórica da mídia em todo o mundo, a correlação não foi identificada e de acordo com o analista, a taxa de crescimento sem precedentes do Bitcoin e o rápido aumento do interesse levaram os investidores a ficarem assustados com as criptomoedas, forçando-os a vender o ativo.
“Se o zumbido está em toda parte, não importa exatamente o que a notícia é sobre… ninguém quer perder e todo mundo está tentando pegar um pedaço dele. Não foi realmente pânico, foi mais um susto”, acrescentou.