Em uma entrevista Sam Cole, o fundador da KnCMiner, que foi uma empresa de hardware e mineração por alguns anos sediada na Suécia, foi questionado para compartilhar os seus pensamentos sobre o último debate a cerca do ASICBoost no cenário Bitcoin global.
Opinião sobre o ASICboost
Perguntado sobre o tema, Sam respondeu:
Na KnC estudamos a tecnologia agora mais comumente conhecida como ASICBoost. A teoria está correta. Se o processo for usado com perfeição, pode reduzir o custo de produção da moeda (CoC – a principal coisa que qualquer mineiro está interessado). No entanto, o que não é conhecimento comum sobre o processo técnico é que ele reduz não apenas OPEX (principalmente eletricidade). Também pode diminuir o CAPEX (principalmente o custo de wafer). Faz isto porque a quantidade de espaço físico usada nas bolachas é reduzida permitindo assim mais fichas por bolacha. Isso significa que qualquer empresa de mineração aproveitando plenamente este processo teria uma vantagem de cerca de 30% em custos de eletricidade e cerca de 15% dos custos de wafer de silício.
À primeira vista isso soa sólido, mas vamos olhar para algumas das desvantagens em primeiro lugar. Para aproveitar este processo o servidor da pool só pode entregar ao chip com ASICboost trabalho parcialmente processado. Isso significa que qualquer chip usando ASICboost não vai se conectar a qualquer pool pública, ele simplesmente retornará a grande quantidade de ações como inválido. – AH, eu ouvi dizer que um fabricante poderia esconder essa parte no chip e ligá-lo quando o proprietário do dispositivo o estiver usando o dispositivo em um pool público.
Concordamos com a opinião do Sam que ainda propõem um pensamento por uma das principais vantagens era a economia de espaço na bolacha. Se qualquer fabricante deveria ter dois núcleos no chip um para ASICBoost e um para o padrão SHA, então isso significaria uma redução de metade dos núcleos utilizáveis. Podemos dizer que ter um tal chip está desperdiçando metade de seus núcleos soaria como uma piada. E simplesmente não faria sentido algum para qualquer bom engenheiro. O que aumenta o pensamento que nenhuma empresa produz um chip que teria um interruptor para esconder e que ele é realmente um chip ASICboost.
Pré processamento proposto pelo ASICboost
Ao ser perguntado sobre o pré processamento onboard proposto pelo ASICboost ele comenta:
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
A quantidade de pré processamento que tem de ser feito para entregar o trabalho para o chip ASICBoost é grande. Na verdade, é tão grande que seria necessário um monte de processamento e uma enorme quantidade de memória muito rápida para manter a tabela de pesquisa. … É realmente apenas de uso em datacenter onde servidores dedicados usando GPU pode criar as tabelas de pesquisas.
Realmente imagine o pré processamento necessário, e um novo questionamento surge ai: Como integramos esse pré processamento em nossas ASICs? E este processamento será rápido o suficiente para se tornar viável? Não sabemos ainda.
Engenharia Reversa dos Chips
Eu também ouço que as pessoas afirmam fazer engenharia reversa do chip. Não o dispositivo, mineradora ou um laptop escondido, mas o chip em si. Cuidado pois esta alegação não é algo que qualquer um deva tomar como provável de ser verdadeira. É quase impossível fazer engenharia reversa de qualquer chip de 16nm (nano metro = 0,000001 mm) ASIC sem um enorme laboratório. Em um desses chips existem bilhões de transistores de 16nm de tamanho. O microscópio necessário para sequer ver que eles existem não é exatamente comprado no Walmart. E outra, sem ter acesso ao código do chip seria inútil.
O manuseio, trabalho e desenvolvimento relacionado a chips de 16nm é uma tecnologia de ponta, hoje eles caminham para a tecnologia de 8nm que aumenta a velocidade e diminui o espaço necessário o que tornará ainda mais complicado essa dita engenharia reversa e como engenheiro também concordo não ser viável nem possível.
As evidências do uso do ASICboost
Essa história não tem fim. Os mineiros ainda estão produzindo blocos vazios, e as pessoas estão usando isso como evidência para dizer de repente que isso prova a existência do ASICBoost. Os blocos vazios fazem parte do Bitcoin desde o início. Os mineiros criá-los por uma razão simples: hey valem a pena.
Explicando essa afirmação temos que como mineiros, quando um novo bloco é anunciado por um de seus concorrentes você tem que parar de processar o bloco antigo em seu data center e iniciar o seu processamento no novo bloco. Afinal, trabalhar em um bloco antigo é inútil. Mas parar tudo tão rápido é como puxar a tomada de um computador de trabalho da parede. Você vai acabar com uma maior taxa de falha de hardware além de torrar um monte de fusíveis.
Então você não pode simplesmente parar de trabalhar no antigo bloco e esperar pelo novo. E como os chips precisam de algo para fazer todo o tempo, e leva cerca de 30 segundos para validar o bloco, montar todas as novas transações e transmiti-lo para os nós novamente para processamento. Então, o que você faz com aqueles 30 segundos quando o flush do bloco vem?
Então a solução é simples, você envia o modelo de bloco vazio. Isso leva apenas nanosegundos para processar e enviar para seus nós. Eles então trabalharão no bloco vazio durante os primeiros 29,5 segundos até o novo bloco com transações aparecer. Então por que alguns mineiros têm mais blocos vazios do que outros. Quanto maior o mineiro, maior é a chance de encontrar um bloco nos primeiros momentos após um flush.
Concordo que isso não tem nada a ver com o ASICboost – apenas os mineiros eficientes que cuidam de suas máquinas.
Hard fork afastando ASICboost
Primeiramente no caso de não estar bem claro, eu apoio hard-forking, mas bem coordenada. A questão é que todos os hard-forkings demandam precedência. Todos nós sabemos o que aconteceu com a ETH e o DAO. Bitcoin será bifurcado cada vez que uma nova invenção vem e dá a um mineiro uma vantagem sobre os outros? Bem, eu era um grande mineiro por mais de dois anos, e eu perdi porque outras pessoas tinham um menor CoC. Eu tive que dizer adeus a um negócio que eu construí a partir do zero. Eu não estou chamando de jogo sujo e jogar meus brinquedos fora. Isso é negócio, e é o que permite às pessoas investirem em bitcoin. As regras são definidas, goste ou não. Mas se os desenvolvedores querem mudar as regras de repente porque alguém pode ou não estar fazendo algo que eles não gostam e ganhar mais dinheiro do que eles, eles estão simplesmente sendo ciumento.
Bitcoin tem incentivos incorporados nele (descentralização, transparência, velocidade). Estão lá desde o início. Eles são o que permitem a escalabilidade do Bitcoin. Começar a mudar as regras por causa de ciúme, vamos acabar com uma bagunça que ninguém confiaria em poucos anos. Isso iria parar todo o investimento não apenas no negócio financiado por você, mas em partes interessadas. Alterar a forma como os trabalhos são feitos deve assustar as pessoas mais do que aumentar o limite de 21 milhões.
Futuro para os Mineiros e o ASICboost
O ASICBoost tem potencial para produzir 30% de custo de CoC, mas a mineração com energia livre tem o potencial de reduzir o CoC de moeda em 95%, assim como a mineração quando está frio também pode cair o CoC em 30% e usando processadores menores (8nm é o próximo) pode reduzir em 50% o CoC
Todos esses métodos reduzem o CoC além do que o ASICBoost sozinho. As melhorias podem e serão feitas para tornar a bitcoin a rede mais segura do planeta. Estou muito orgulhoso de ter feito a minha parte.
Mineiros produzem hardware e estão trabalhando com bitcoin para ganhar dinheiro. Isso deve estar claro para todos. Os desenvolvedores de bitcoin produzem código e trabalham em projetos divertidos usando blockchain. Quando uma das partes pisa para o outro lado, eles realmente precisam ter boas razões. Não é útil para ninguém fazer com que as pessoas tenham idéias confusas e pareçam como crianças ameaçando de não convidar para sua festa de aniversário.
Quer receber as notícias em primeira mão?
Participe do nosso canal no Telegram: https://t.me/criptomoedasfacil (@criptomoedasfacil)