Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Aplicativo conectado ao Transporte Público na Argentina é hackeado e resgate só com Bitcoin

  • Por Luciano Rodrigues
  • - 23/02/2020
  • às 17:34
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Aplicativo conectado ao Transporte Público na Argentina é hackeado e resgate só com Bitcoin

Ocorreu um ataque ao transporte público de Rosário, Argentina, ¿Cuándo llega? foi invadido por hackers que estão exigindo o pagamento de um resgate em Bitcoin para liberar o sistema. Localizada entre a capital, Buenos Aires e Córdoba, a cidade é uma das mais importantes do país. Não há qualquer interrupção nos serviços públicos tendo em vista que o aplicativo é usado por usuários para monitorar o fluxo do transporte e saber a hora de chegada e parada nos respectivos pontos da cidade.

“O ataque consistiu em criptografar o banco de dados da empresa que presta o serviço”, disse Hernán Peralta, porta-voz do Sistema de Gerenciamento de Frota Coletiva.

Segundo as evidências apresentadas pelo caso não há um ataque hacker direcionado ao serviço que, por outro lado, pode ter sido vítima de um malware que foi instalado no computador da empresa por meio de um arquivo infectado.

A companhia que controla o ¿Cuándo llega?, destacou que recebeu uma mensagem, na tela do computador, na qual o atacante avisa do hacker e declara que todos os arquivos foram criptografados exigindo o resgate em BTC, delimitado entre US$50 mil e US$200 mil. Hernán Peralta já declarou que o Frota Coletiva não vai pagar o resgate e já estão pensando em um sistema alternativo para ‘subir’ a aplicação, contudo isso poderia demorar “Pode ser um dia, duas ou uma semana”, disse ele simplesmente.

Este é o segundo ‘ataque’ em menos de dois meses em sistemas públicos na Argentina, no qual os responsáveis ​​pedem um resgate em Bitcoin. Em novembro de 2019 ocorreu um ataque similar no Data Center da província de San Luis. No entanto, naquela época,  foram mais de 7.700 GB de informações do governo regional supostamente roubadas e um resgate estipulado em até 50 BTC que não foram pagos.

No início deste ano, analistas da empresa de segurança cibernética Kaspersky alertaram para um possível aumento de métodos de fraude, como phishing e sextorção na região da América Latina, além de outras formas de ataques cibernéticos.

Leia também: Cuidado: hackers criam novo golpe usando nome da exchange Mercado Bitcoin

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.