Início » Últimas Notícias » Apesar de riscos ao The Merge, comunidade do Lido Finance abre votação para limitar staking de Ether
Economia

Apesar de riscos ao The Merge, comunidade do Lido Finance abre votação para limitar staking de Ether

Ethereum está ganhando mais dinheiro do que nunca com redes de camada 2
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

A comunidade do protocolo Lido Finance abriu a votação para uma proposta que limitaria o staking de Ethereum no protocolo de staking de líquidos do Lido. Esta proposta surgiu como resposta aos problemas envolvendo o protocolo e o token stETH.

No entanto, a maioria esmagadora da comunidade rejeito completamente a proposta. Cerca de 80 milhões de votos, ou 99,81% do total, rejeitaram, enquanto apenas 155 mil votos (0,19%) aprovou a medida.

Publicidade

O período de votação acaba na sexta-feira (1), o que ainda dá mais dois dias de prazo. Mas dada a enorme diferença de votos, é improvável que a medida passe.

Proposta é rejeitada pela comunidade

intitulada “O Lido deveria considerar a autolimitação?”, a proposta, como o nome diz, busca limitar o fluxo de staking na plataforma. A medida tem como objetivo impedir que muitos usuários deixem suas Ether (ETH) apenas no Lido.

A medida surgiu por iniciativa do protocolo, mas levou em conta as opiniões de nomes importantes do Ethereum, incluindo Vitalik Buterin, Superphiz e Danny Ryan. Os três afirmaram que nenhum protocolo de staking deveria ter maioria no sistema PoS do Ethereum.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Em outras palavras, o Lido teria uma espécie de monopólio que, no longo prazo, prejudicaria a descentralização da rede. Portanto, a equipe resolveu consultar a comunidade.

Só que a proposta em si não estabelece de que formas o Lido pretende limitar o staking. Na verdade, a proposta deixa a questão em aberto, o que deixou muitos usuários com dúvidas.

“Se você acha que o Lido deveria considerar diminuir o fluxo de participação de entrada de qualquer forma, forma ou gravidade – vote na primeira opção (“sim, vamos nos autolimitar”). Se essa opção vencer, descobriremos que forma de limitação devemos explorar na segunda etapa da votação”, explica a proposta.

Publicidade

Rejeição

A proposta está aberta para votação desde 24 de junho a 1º de julho, mas o resultado atual mostra uma forte oposição. Portanto, é improvável que haja uma segunda proposta.

De acordo com o Dune Analytics, o Lido possui cerca de 31,63% do mercado de staking, com 4,126 milhões de ETH no protocolo. Embora não tenha a maioria absoluta, o segundo colocado é a exchange Kraken, que tem apenas 6,4% de participação de mercado.

Recentemente, o Lido enfrentou vários problemas de liquidez por causa do token stETH, um sintético de ETH utilizado no staking. O stETH era o token utilizado por protocolos de empréstimo que tiveram problemas de liquidez, como a Celsius Network. 

Publicidade

O Lido visa fornecer acesso ao staking e impedir que as exchanges centralizadas obtenham a participação majoritária do Ethereum e, dessa forma, possam controlar a rede.

Além disso, outras plataformas de staking de liquidez podem não conseguir crescer e atender à demanda, o que apresenta riscos de liquidez.

Riscos para a The Merge

Especialistas em Ethereum acreditam que o domínio do Lido é uma preocupação séria para a The Merge. O ETH em staking no Lido é adicionado à Beacon Chain, camada de mineração PoS do Ethereum.

Publicidade

Após a fusão, todo o ETH será movido para a Beacon Chain. Logo, a concentração do representa um risco sistêmico e, de acordo com Danny Ryan, pesquisador da Ethereum Foundation, pode até levar a ataques no Ethereum.

Leia também: Mbappé investe na startup de futebol focada em NFTs Sorare 

Leia também: Preço de Máquinas para minerar Bitcoin (BTC) já caiu mais de 60% em 2022

Publicidade

Leia também: Blockchains, layers 0, 1 e 2 e ecossistemas: como a inovação ocorre nas criptomoedas

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Deixe um comentário