A ApeCoin (APE), criptomoeda afiliada ao Bored Ape Yacht Club (BAYC) e usada para governança e transações no ecossistema ApeCoin, teve uma valorização significativa no fim de semana, ultrapassando a marca de US$ 1,5 pela primeira vez desde abril, conforme dados do CoinGecko.
Isso representa uma valorização de mais de 100% nos últimos 7 dias e de 13% nas últimas 24 horas. No momento da redação desta matéria, o token APE está custando US$ 1,59.
A alta no preço da APE coincide com o lançamento da aguardada rede blockchain ApeChain, desenvolvido pela equipe da ApeCoin, liderada pela Yuga Labs, empresa responsável pelo BAYC. A equipe tomou a decisão de construir a ApeChain em janeiro deste ano, após uma votação da ApeCoin DAO. A nova rede é um Layer 3, desenvolvido na plataforma Arbitrum One. Além disso, é totalmente compatível com o token APE.
A ApeChain permite a cunhagem de tokens não fungíveis (NFTs), negociação de criptoativos e o desenvolvimento de aplicações descentralizadas (dApps). Ao mesmo tempo, proporciona uma experiência aprimorada para os usuários. Analistas acreditam que essas melhorias no ecossistema, além da introdução de novos recursos, contribuíram para o recente rali da APE.
Um dos destaques desse lançamento foi a ativação das pontes de transferência da ApeChain no domingo. Essas pontes permitem que os usuários transfiram seus tokens para a ApeChain e, automaticamente, ganhem rendimentos de staking em APE, ETH e stablecoins.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
O staking é um mecanismo onde ativos são bloqueados em uma rede blockchain em troca de recompensas. O sistema funciona de forma semelhante a investimentos em instrumentos de renda fixa.
ApeCoin dispara após lançamento de Layer 3
De acordo com Markus Thielen, chefe de pesquisa da 10x Research, a introdução desse recurso de staking automático foi um dos principais fatores que impulsionaram o aumento do preço da ApeCoin.
“A ApeCoin lançou um modo de rendimento automático, permitindo que os usuários ganhem retornos passivamente ao fazer staking de seus tokens APE. Esse novo recurso reinveste as recompensas automaticamente, maximizando os rendimentos ao longo do tempo”, explicou Thielen.
A integração do token APE com o protocolo LayerZero também pode ter relação com a valorização do ativo. O LayerZero, lançado na mainnet da ApeChain, é um protocolo de interoperabilidade que permite a transferência de dados entre diferentes blockchains. A implementação do padrão de token fungível omnichain do LayerZero facilita a movimentação de APE entre cadeias de blocos. Isso aumenta sua utilidade e garantindo transações mais escaláveis e eficientes.
Além disso, a ApeCoin planeja expandir suas funcionalidades, com planos de incluir suporte a outras criptomoedas geradoras de rendimento. O objetivo é atrair um número maior de usuários e ampliar o engajamento dentro do ecossistema, incentivando a participação em jogos, pools de staking e outras atividades.