Analistas da Bloomberg apontaram recentemente para o potencial desenrolar de eventos que pode resultar na aprovação de um ETF spot de Bitcoin (BTC) pela Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC).
As análises indicam que a SEC está em discussões construtivas com empresas que solicitaram a aprovação de ETFs de Bitcoin. E, segundo os analistas, essas conversas costumam ser um sinal de que a aprovação está próxima e deve ocorrer já em janeiro de 2023.
Segundo os analistas da Bloomberg, a SEC já está conversando com as empresas do setor e sinalizando que a aprovação deve ocorrer em janeiro, e com isso, as empresas já devem preparar a estrutura para a operação do ETF.
O otimismo em relação à aprovação de um ETF de Bitcoin é reforçado pela recusa recente da SEC de apelar de uma decisão que permitiu que a Grayscale Investments LLC convertesse seu Bitcoin Trust em um ETF.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
A agência não planeja recorrer no caso, pois o prazo para apelação se encerrou na última sexta-feira, de acordo com uma fonte anônima da Bloomberg familiarizada com o assunto.
ETF spot de Bitcoin
James Seyffart, analista de inteligência da Bloomberg, prevê que essa recusa pode levar a um aumento nas negociações entre a Grayscale e a SEC. “Obteremos mais informações na próxima semana e descobriremos o que acontecerá em seguida”, disse Seyffart.
Seyffart também destacou que, embora a SEC tivesse a opção de recorrer à Suprema Corte, ele acredita que isso seja improvável. Isso sugere que a SEC está inclinada a seguir adiante com o processo de aprovação de ETFs de Bitcoin, em vez de prolongar ainda mais a decisão.
A SEC também recentemente aprovou ETFs de Futuros de Ethereum, e esses produtos já estão sendo negociados. A agência tem enfrentado vários casos relacionados a criptomoedas este ano, mas a decisão de não recorrer no caso da Grayscale é vista como um passo significativo em direção à aprovação de ETFs de Bitcoin.
Os analistas da Bloomberg estimam que há uma probabilidade de 90 por cento de que a SEC aprove um ETF de Bitcoin em torno de 10 de janeiro, o que marcaria um desenvolvimento importante no espaço das criptomoedas e forneceria aos investidores uma maneira mais fácil e regulamentada de obter exposição ao Bitcoin.