Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Analista brasileiro diz não ser possível comparar o Bitcoin com a bolha das tulipas

  • Por Cassio Gusson
  • - 09/01/2019
  • às 14:30
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Analista brasileiro diz não ser possível comparar o Bitcoin com a bolha das tulipas
O Bitcoin é comumente comparado à mania das tulipas, termo que passou a ser utilizado para classificar bolhas econômicas, por aqueles que são mais céticos em relação à sua alta valorização recente. A história, que para alguns guarda muita semelhança com a dos criptoativos, não pode ser aplicada para a indústria das criptomoedas, segundo Samuel Maurer, analista do Grupo Bitcoin Banco, um dos primeiros da América Latina a atuar com investimentos e negócios relacionados às criptomoedas.
Para Maurer, apesar das aparências, “não há similaridade [na comparação], mesmo que os economistas mais empenhados queiram ver algum tipo de familiaridade, em especial quando tentam caracterizar o Bitcoin como bolha – aliás, um assunto já ultrapassado”, diz.
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Para justificar sua afirmação, o analista, em um artigo distribuído recentemente à imprensa, destaca que a relação custo/preço nos ativos é totalmente diferente e esta diferença tem um impacto enorme no sistema financeiro atrelado à tulipa e aos criptoativos.

“[assim como a tulipa o Bitcoin] tem um custo para ser produzido (…) entre eles, energia elétrica, pessoal, equipamentos, e a dificuldade de mineração. O valor de mercado do Bitcoin é o fator mais importante para os mineradores, o que torna a atividade rentável e atraente. Mas todo esse interesse, também faz aumentar os custos de mineração. Ou seja, quanto mais o Bitcoin se valoriza, mais caro é o seu custo de produção. O Bitcoin sempre terá seu custo atrelado ao preço. Em alguns momentos, inclusive, o preço estará abaixo do custo de produção, levando o minerador a não vender o Bitcoin minerado até que seu preço suba novamente ao patamar esperado”, afirma Maurer.

Segundo o analista, o mercado de baixa verificado em 2018, assim como a pequena recuperação em 2019 mostram inclusive a saúde e a liquidez do mercado de criptoativos e, desta forma, é impossível ser comparado à “febre das tulipas”, pois os ativos, assim como o contexto histórico no qual estão inseridos, mostra a total diferença entre eles.

Maurer questiona os analistas que insistem na comparação e clama para que eles enxerguem o Bitcoin não apenas como um ativo especulativo.

“Para todos os efeitos, é preciso entender que o ineditismo do conceito e da tecnologia das criptomoedas torna impossível compará-las a qualquer outro ativo, commoditie ou investimento atual. Por que não tratá-las como um mercado ascendente?”, finaliza.

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.