Esta semana está repleta de eventos que podem trazer a volatilidade de volta aos mercados de criptomoedas. Contudo, o analista Akash Girimath destacou que, devido à natureza desses eventos, o aumento súbito na volatilidade pode não significar alta e os investidores devem ter cautela.
Começando por uma perspectiva macroeconômica e adentrando ao âmbito das criptomoedas, ele apontou que o Índice de Preços do Consumo Pessoal Principal nos EUA (PCE) será divulgado na quinta-feira.
Embora seja relevante para o mercado de ações, é improvável que tenha um impacto significativo nos preços das criptomoedas. Mesmo assim, é um evento que exige atenção por parte dos investidores, pois pode indicar como será a percepção em torno dos investimentos de risco.
Outro fato são os Números de Empregos Não Agrícolas dos EUA (NFP), que serão divulgados na sexta-feira e representam o evento mais crucial capaz de causar movimentos bruscos não apenas nos mercados de ações, mas também nos preços do Bitcoin.
“Esse será o principal termómetro para o Bitcoin. Um resultado ruim tem o potencial de enfraquecer ainda mais os touros que já estão bem abatidos”, disse.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Mercado de criptomoedas
Além disso, ele destacou que a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) enfrenta uma semana intensa, pois precisa tomar decisões relacionadas a vários ETFs Spot de Bitcoin. A lista das decisões de aprovação desses ETFs está agendada para as próximas duas semanas.
Os ETFs spot de Bitcoin apresentam duas possibilidades: a SEC aprova um ou mais ETFs, o que é improvável devido à sua postura cautelosa em relação às criptomoedas, ou a comissão adia a decisão para aguardar prazos futuros. Essa postergação poderia até se estender até o primeiro trimestre de 2024.
O analista ressaltou também que outro fator relevante é a liberação de tokens. Nesta semana, quase US$ 140 milhões em altcoins estão agendadas para serem liberadas simultaneamente. Tokens como HBAR, SUI e OP estão incluídos nessa lista.
Além disso, Akash Girimath observou que uma colaboração entre a Optimism e a BASE provavelmente atrairá mais projetos para a rede Optimism. A implementação do EIP-4844 também pode desencadear uma valorização entre tokens da Layer 2, incluindo OP da Optimism, ARB da Arbitrum e MATIC da Polygon.
“Esta semana promete uma série de acontecimentos que podem moldar os mercados de criptomoedas nos próximos dias. Investidores e entusiastas devem estar preparados para turbulências e decisões significativas, enquanto acompanham de perto os desdobramentos no ecossistema das criptomoedas”, finalizou.